Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Síria se encontra em estado de guerra civil, segundo CICV
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) considerou nesta segunda que os combates na Síria são uma situação de guerra civil e ressaltou, em uma mensagem a todas as partes, que "deve ser aplicado o direito internacional humanitário".
Síria se encontra em estado de guerra civil, segundo CICV
Foto: afp.com

"Isto não é novo, já havíamos notificado as partes, e em abril dissemos que esta situação de conflito armado não internacional se aplicava a três locais específicos, e agora a cada vez que ocorrem hostilidades podemos ver condições que podem ser definidas como um conflito armado não internacional", a terminologia diplomática para se referir a uma guerra civil, declarou nesta segunda-feira à AFP Alexis Heeb, um porta-voz do CICV.

Nesse contexto, "o direito internacional humanitário prima todas as vezes em que ocorrem hostilidades", acrescentou o porta-voz.

Este direito define as condições para a proteção da população civil, mas também "a proteção das pessoas que já não estão combatendo, os feridos, por exemplo, assim como as condições nas quais poderiam estar detidos", ressaltou o porta-voz.

O CICV pede regularmente às autoridades sírias o respeito aos feridos nos centros de atendimento médico e um acesso de seus delegados aos detidos nos diversos centros de detenção.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir