Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Hillary pede a Israel para atuar juntos sobre Palestina e Irã
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se reuniu nesta segunda-feira em Jerusalém com o presidente israelense, Shimon Peres.
Hillary pede a Israel para atuar juntos sobre Palestina e Irã
Foto: noticias.terra.com

A reunião tratou sobre a situação regional e o projeto nuclear iraniano, e disse que Israel e EUA "devem atuar juntos" em momentos de incerteza como este.

"É um momento de mudança e transformação na região. É um momento de incerteza, mas também de oportunidade para fazer avançar nossos valores comuns, a estabilidade, a paz e democracia junto com a prosperidade para milhões de pessoas que ainda estão por ver um futuro melhor", assinalou Hillary em entrevista coletiva conjunta com Peres na residência presidencial.

Hillary se referiu à necessidade de coordenação nas medidas a tomar para frear o projeto nuclear iraniano, que Israel considera uma ameaça existencial.

Israel afirmou reiteradamente que não descarta atacar as instalações nucleares de Teerã, enquanto que os EUA optam pelas negociações com o regime iraniano e as sanções econômicas e se opõe a uma operação militar unilateral israelense na região.

Os dois dirigentes conversaram durante mais de uma hora, além de sobre a questão iraniana, sobre a situação no Egito, onde os islamitas Irmandade Muçulmana ascenderam ao poder, do conflito armado na Síria e do estagnado processo de paz entre israelenses e palestinos.

A chefe da diplomacia americana, que chegou na noite deste domingo a Tel Aviv procedente do Cairo, não visitará nesta ocasião os territórios palestinos ocupados, ao contrário de sua última viagem em 2010, no qual foi a Ramala para se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Hillary terá, no entanto, um encontro com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, esta tarde às 14h (horário local em Jerusalém), embora não se reunirá com Abbas, com quem se encontrou na semana passada em Paris.

No começo da manhã a secretária de Estado americana visitou no Ministério das Relações Exteriores israelense a sua titular, Avigdor Lieberman, e esta tarde se encontrará com o de Defesa, Ehud Barak, antes de se reunir com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Hillary dará entrevista coletiva esta noite, após o que voltará para Washington.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir