Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Prefeito de Teerã disputará presidenciais iranianas em 2013
O prefeito de Teerã, Mohammad Baqer Qalibaf, disputará as eleições presidenciais do Irã no próximo ano, anunciou nesta segunda-feira a agência de notícias iraniana Fars.
Prefeito de Teerã disputará presidenciais iranianas em 2013
Foto: noticias.terra.com

"Qalibaf tomará parte com segurança as eleições presidenciais da República Islâmica do Irã", afirmou hoje Mohamad Nabi Rudaki, assessor do prefeito de Teerã, que, por sua vez, é considerado um grande candidato à presidência nas próximas eleições.

Fontes próximas a Qalibaf, que foi chefe da Polícia do Irã antes de ser prefeito da capital, indicaram que o mesmo tem intenção de renunciar seu cargo atual no próximo mês de fevereiro. A ideia é cumprir as exigências necessárias para oficializar sua candidatura à presidencia.

Qalibaf, que iniciou sua ascensão no regime islâmico como chefe militar durante a guerra entre Irã e Iraque (1980-1988), ficou em quarto lugar nas eleições presidenciais de 2005, as primeiras que foram vencidas pelo atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Pouco depois de sua derrota nas presidenciais de 2005, Qalibaf foi designado prefeito de Teerã.

Qalibaf também é reconhecido por ter se manifestado a favor do diálogo entre Irã e Estados Unidos, uma medida que foi sugerida por Barack Obama, então candidato à presidência americana, em 2008.

Em janeiro de 2011, o Ministério das Relações Exteriores do Irã impediu que Qalibaf fosse aos Estados Unidos, onde iria disputar um prêmio pelas melhoras que tinha introduzido no sistema de transporte de Teerã.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir