Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Peru: conflitos sociais derrubam popularidade de Humala
O �ndice de aprova��o do presidente do Peru, Ollanta Humala, caiu ainda mais em julho, disse uma pesquisa divulgada no domingo, refletindo a crescente preocupa��o com a forma como ele lida com conflitos sociais cada vez mais violentos.
Peru: conflitos sociais derrubam popularidade de Humala
Foto: noticias.terra.com

Humala, h� um ano no cargo, sofreu a segunda queda consecutiva na pesquisa mensal. Desta vez, a aprova��o a ele caiu de 45% para 40%, enquanto 51% dos entrevistados reprovam sua gest�o, segundo o levantamento do instituto Ipso Apollo.

O Peru � um importante fornecedor mundial de metais, mas um esfor�o para desenvolver a minera��o no pa�s tem desencadeado conflitos, por causa de preocupa��es ambientais e protestos de moradores locais que desejam uma maior participa��o nos lucros dessa atividade.

Neste m�s, a ocorr�ncia de mortes durante protestos contra a mina de Conga, um projeto de US$ 5 bilh�es da mineradora Newmont, motivou apelos para que Humala reforme seu gabinete.

Oponentes do projeto dizem que a mina ir� poluir o ar e os mananciais, sem gerar benef�cios econ�micos significativos para a popula��o local. Humala apoia o projeto, argumentando que ele ir� gerar milhares de empregos e uma enorme arrecada��o tribut�ria.

"O conflito da Conga � o maior fator individual para explicar a deteriora��o da imagem de Humala", disse Alfredo Toreros, diretor da Ipso Apollo. "A dificuldade para o governo est� no fato de que n�o h� um amplo consenso sobre como resolv�-lo."

Humala assumiu o cargo em 28 de julho de 2011, prometendo medidas para que os peruanos pobres, 30% da popula��o, se beneficiassem do boom econ�mico no pa�s. Neste primeiro ano de mandato, a media��o dos conflitos sociais tem sido o seu maior desafio.

Toreros disse, por�m, que os antecessores de Humala tiveram quedas ainda maiores na sua popularidade nesse per�odo de seus mandatos. Alan Garc�a, por exemplo, tinha 32% de aprova��o ap�s o primeiro ano, e Alejandro Toledo ficou com apenas 18%. Humala teve 50% de aprova��o em maio e 45% em junho, segundo o Ipso Apollo.

A pesquisa, publicada pelo jornal El Comercio, ouviu 1.210 pessoas entre 11 e 13 de julho, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir