Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Mulheres de "canibal de Garanhuns" também passarão por teste de sanidade mental
Justiça determinou que Isabel e Bruna fossem avaliadas por peritos
Mulheres de
Foto: extra.globo.com

A Justiça determinou que Isabel Cristina Pires Silveira, 50 anos, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25, também sejam submetidas a exame de sanidade mental. Em princípio, apenas Jorge Negromonte da Silveira, 50, a pedido de seu advogado, passaria pela análise pericial, mas o juiz José Carlos Vasconcelos Filho, da 1ª Vara Criminal de Garanhuns (PE), entendeu que as duas também teriam que ser avaliadas. O trio, acusado de matar mulheres e comer a carne das vítimas, ficou conhecido como os "canibais de Garanhuns".

— Determinei de ofício que as duas fossem periciadas também, inclusive, arrimado na informação de que os três réus frequentavam o Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Com a abertura do procedimento, chamado de "incidente de sanidade mental", uma junta de peritos do HCTP (Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Pernambuco) avaliará se Jorge, Isabel e Bruna apresentam distúrbios psíquicos. Posteriormente, os profissionais responderão aos quesitos formulados pelo magistrado, pelo Ministério Público e pelas partes envolvidas no processo.

O Código Penal brasileiro considera entre os inimputáveis, os portadores de doença mental severa. Pela lei, "é isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento".

A lei estabelece que os réus com distúrbios mentais sejam encaminhados para hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico. Jorge será avaliado por um perito do Estado.

Preso desde abril, o trio foi acusado pelas mortes de Giselly Helena da Silva, Alexandra Falcão da Silva e Jéssica Camila da Silva Pereira. À polícia, eles relataram que eram integrantes de uma seita chamada Cartel, que tem como meta a purificação do mundo e o controle populacional, por isso as vítimas sempre eram mulheres.

Além de praticar canibalismo, os réus teriam usado carne das vítimas para rechear salgados comercializados em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Neste município, os três responderão pelos homicídios triplamente qualificado de Giselly e Alexandra, ocultação e vilipêndioa cadáver e furto.

Bruna e Jorge responderão ainda por estelionato, porque teriam usado o cartão bancário de Giselly. Bruna também foi denunciada pelo crime de falsa identidade, uma vez que se apresentou ao delegado, assumindo o papel de Jéssica, que seria a primeira vítima do trio, morta em Olinda, em 2008. Ela era a mãe da menina de 5 anos encontrada com os acusados.

Na semana passada, a juíza de Olinda, Maria Segunda Gomes de Lima, acatou a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Pernambuco em relação à morte de Jéssica.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir