Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Sindicato denuncia vazamento de benzeno em refinaria da Petrobras
Grupo faz inspe��o na tarde desta segunda-feira para apurar den�ncia. Sindicato aponta ainda condi��es irregulares de trabalho na �rea.
Sindicato denuncia vazamento de benzeno em refinaria da Petrobras
Foto: g1.globo.com

Uma equipe do Centro Estadual de Refer�ncia em Sa�de do Trabalhador (Cesat) realiza na tarde desta segunda-feira (16) uma inspe��o na Refinaria Landulpho Alves, em Madre de Deus, regi�o metropolitana de Salvador. O Cesat apura uma den�ncia do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) de que haveria um vazamento de benzeno na manuten��o da U-30/31.

O diretor de Seguran�a, Meio Ambiente e Sa�de do Sindipetro-Ba, Deyvid Bacelar, diz que visitou a �rea e constatou o vazamento no s�bado (14). De acordo com o sindicalista, o servi�o realizado no local j� despertava a preocupa��o da categoria e por isso a Superintend�ncia do Trabalho e Emprego de Cama�ari (SRTE) foi acionada no dia 6 de junho, antes da identifica��o do vazamento. "J� t�nhamos receio da exposi��o das pessoas e avaliamos que as condi��es de trabalho e seguran�a no local s�o inadequadas", pontua Deyvid Bacelar.

Ainda segundo o Sindicato, um t�cnico que trabalha na Refinaria teria identificado o vazamento na sexta-feira (13), quando registrou a ocorr�ncia em um Certificado de Inspe��o de Seguran�a, documento interno da empresa. A exposi��o ao benzeno � t�xica ao organismo humano, podendo gerar problemas de sa�de como a leucemia.

A assessoria da Petrobras informou ao G1 que est� apurando a situa��o para se pronunciar a respeito.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir