Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-07-2012

Nelson Mandela, o ícone da liberdade da África do Sul, completa 94 anos
Mandela completa 94 anos nesta quarta, uma data importante na África do Sul, ocasião para multiplicar as homenagens, e também os debates críticos sobre a melhor maneira de prosseguir com seu combate e com seu trabalho de reconciliação.
Nelson Mandela, o ícone da liberdade da África do Sul, completa 94 anos
Foto: afp.com

Herói da luta contra o regime da segregação racial, "Tata" Mandela ou "papai" Mandela, como é chamado com respeito e afeto, é notícia frequentemente por motivos de saúde.

Mas agora esta data, que significava festas na presença de estrelas ou de dignitários estrangeiros, é celebrada em família.

Em janeiro de 2011, Mandela foi hospitalizado por uma infecção respiratória, e em fevereiro precisou se submeter a alguns exames.

As últimas notícias, fornecidas pelo presidente Jacob Zuma, que se encontrou recentemente com ele, afirmam que Mandela encontra-se "bem de saúde".

"Foi um prazer vê-lo, como sempre. Eu estava particularmente feliz por poder felicitá-lo antes de seu próximo aniversário. Também o informei de que, como sempre, todos os sul-africanos esperam o dia 18 para poder desejá-lo um feliz aniversário de todas as maneiras possíveis", declarou o presidente sul-africano em um comunicado.

Zelda la Grange, que foi sua secretária particular, também declarou à rádio que o encontrou "em forma" e "mimado por sua família e pela equipe média que o rodeia".

Há um ano, Nelson Mandela vive entre Johannesburgo e Qunu, sua cidade natal, onde se instalou em maio em sua casa reformada.

Mandela, que se retirou da vida política em 2004, não perde seu país de vista, assegura à AFP seu velho amigo e companheiro de cela Ahmed Kathrada, de 82 anos. "A última vez que o vi, há cerca de um mês, estava ocupado lendo seus jornais", disse recentemente Kathrada.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir