Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2012

Bulgária revisa para 7 número de mortos em ataque a israelenses
Atentado matou 5 turistas israelenses, o motorista búlgaro e o suicida. Vídeo mostra suspeito em aeroporto antes de se explodir.
Bulgária revisa para 7 número de mortos em ataque a israelenses
Foto: g1.globo.com

O atentado suicida contra turistas israelenses, o primeiro deste tipo na Bulgária, matou cinco israelenses na véspera, e não seis, como foi anunciado anteriormente, assim como um búlgaro e o próprio suicida, e deixou 32 feridos, anunciou nesta quinta-feira (19) o ministro búlgaro do Interior, Tsvetan Tsvetanov.

Uma israelense, cuja morte havia sido anunciada no hospital de Burgas, às margens do Mar Negro, pelo embaixador de Israel, continua viva na unidade de terapia intensiva, retificou o ministro durante uma coletiva de imprensa no aeroporto de Burgas, onde o atentado foi cometido.

"Descobrimos que os mortos são sete, e não oito: cinco cidadãos israelenses, o motorista búlgaro do ônibus e o camicase", declarou.

Trinta e um israelenses ficaram feridos neste atentado, dois dos quais encontram-se em coma. Um 32º ferido ainda não foi identificado. Os três feridos em estado mais grave foram transferidos a um hospital de Sofia.

Por sua vez, 28 feridos israelenses, assim como alguns dos turistas que escaparam do atentado, serão repatriados por volta do meio-dia a Israel a bordo de um Airbus fretado pelo governo da Bulgária.

Este atentado, atribuído ao Irã por Israel, tomou como alvo um ônibus que transportava turistas israelenses quando saíam do avião fretado proveniente do Estado hebreu com 154 pessoas a bordo e se preparavam para viajar ao balneário de Slanchev Briag, ao norte de Burgas.

A chancelaria do Irã negou envolvimento e acusou Israel de terrorismo.

Vídeo
O governo búlgaro divulgou nesta quinta um vídeo de um homem suspeito de ter cometido o atentado e afirmou que tem suas impressões digitais.

"Trata-se de alguém que não chama mais a atenção do que qualquer outro turista. O homem tem cerca de 36 anos. Temos suas impressões digitais" e estamos fazendo testes para obter o DNA, disse o ministro do Interior búlgaro, Tsvetan Tsvetanov.

O vídeo mostra um homem branco com longos cabelos loiros - que poderiam ser uma peruca - caminhando no aeroporto onde ocorreu o atentado vestido com uma camiseta azul, shorts, sapatos esportivos brancos, um boné de beisebol e com óculos escuros.

A filmagem mostra o homem carregando uma volumosa mochila preta nas costas e o estojo de um laptop na frente. O vídeo foi fornecido a canais de televisão com um pedido de informações ao público.


Imagem de circuito interno de TV divulgada pelo Ministério do Interior da Bulgária mostra, ao centro e de cabelos compridos, homem que seria o suicida que atacou ônibus com turistas israelenses na véspera




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir