Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2012

Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do "Batman" nos EUA
Suspeito da a��o, que feriu 50, foi identificado como jovem de 24 anos. Vestido de preto e com m�scara, ele atacou o cinema lotado de Aurora com disparos e g�s n�o identificado
Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Um atirador deixou ao menos 12 mortos e outros 50 feridos ao disparar e lan�ar um g�s n�o identificado dentro de um cinema lotado na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada desta sexta-feira durante a estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Inicialmente apontado em 14, o n�mero de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior ataque nos EUA desde a a��o de um atirador no campus da Universidade de Virginia Tech em 2007, que deixou 32 mortos antes de se suicidar. Entre os feridos est�o algumas crian�as, sendo a mais jovem um beb� de quatro meses que j� recebeu alta.

O suspeito pelo massacre foi detido, anunciou Dan Oates, chefe da pol�cia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e a apenas 32 km do local do massacre de 1999 na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos.

O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Segundo um agente federal, o atirador nasceu no Estado do Tennessee em 13 de dezembro de 1987 e � morador de Aurora, a terceira cidade mais populosa do Colorado. Ele era um estudante da Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Denver at� o m�s passado, quando largou o curso.

Oates afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa. Durante a investiga��o no local, a pol�cia e agentes do FBI descobriram que o apartamento estava com armadilhas, tendo sido encontrados no local explosivos aparentemente "muito sofisticados". As autoridades esvaziaram cinco pr�dios enquanto verificam como desarmar�o o material inflam�vel e explosivo. Segundo a Reuters, os trabalhos no local podem durar "horas ou dias".

Algumas espectadores pensaram inicialmente que o ataque fizesse parte do filme, mas ent�o viram a silhueta de uma pessoa atr�s da fuma�a em frente � tela, apontando uma arma para a plateia. De acordo com testemunhas, o homem vestido de preto e usando uma m�scara lan�ou bombas com um g�s n�o identificado antes de come�ar a atirar no Cinema Century, no shopping center Aurora, que fica no sub�rbio de Denver. A sess�o do filme come�ou � meia-noite local (3 horas de Bras�lia).

"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" � um dos filmes mais esperados da temporada. A pel�cula estreou ao redor do mundo nesta sexta-feira, mas o ataque fez com que ela fosse cancelada em Paris, com os funcion�rios locais retirando o tapete vermelho da frente de um cinema na famosa Avenida Champs-Elysees.

Horas ap�s o ataque, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu uma declara��o lamentando a matan�a e dizendo que ele e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, estavam "chocados e entristecidos". "Estamos diante de momentos de escurid�o, de desafio, e precisamos ficar unidos como uma s� fam�lia americana. Todos temos de colocar os moradores de Aurora em nossos pensamentos e em nossas preces", diz a nota.

O porta-voz da pol�cia Frank Fania disse � rede de TV CNN que o suspeito foi detido em um estacionamento perto do cinema. Ele usava um colete � prova de balas e carregava um fuzil e dois rev�lveres, mas a pol�cia disse acreditar que outras armas tenham sido deixadas no cinema. Informa��es sobre um segundo suspeito n�o foram confirmadas por Oates. Os motivos da a��o ainda s�o desconhecidos.

"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas n�o est� claro se ele apareceu por tr�s da tela ou por uma das portas e come�ou a disparar", disse Fania. O FBI (a pol�cia federal americana) se juntou �s investiga��es, mas disse n�o ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

P�nico no cinema

Uma testemunha identificada como Pam, que estava na sala atacada, contou que 30 ou 40 minutos depois do in�cio do filme um homem entrou pela porta direita, que ficava perto da primeira fila.

"Ele atirou um cilindro para o alto, ent�o comecei a ouvir o "bang, bang, bang" de um revolver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da sa�da, ent�o consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros � medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza de que ele usava uma m�scara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de g�s ou de g�s lacrimog�neo", disse � BBC.

Centenas foram ao cinema com fantasias dos personagens da s�rie para assistir ao filme. Uma testemunha disse que inicialmente o p�blico n�o reparou que os disparos eram reais e aconteciam dentro da sala do cinema.

A radialista Brenda Stewart, da r�dio americana KOA News, confirmou o relato � BBC. "Eles primeiro acharam que era parte do filme, depois, que fosse alguma esp�cie de brincadeira. De repente todos come�aram a se jogar no ch�o e a correr para fugir do cinema."

Hayden Miller, que estava ao lado do local do atentado, disse � TV KUSA que primeiro ouviu uma explos�o, depois muitos gritos. Miller, da mesma forma que outras testemunhas, pensou que o barulho fosse parte do filme.

Outra testemunha disse � rede de TV CNN que escutou entre dez e 20 disparos de armas de fogo e uma explos�o, enquanto v�rios presentes citaram uma bomba, que provocou fuma�a dentro da sala. Ap�s os disparos, o alarme de inc�ndio disparou e o p�blico correu para sair do local, o que pode ter deixado mais feridos.

A rede de not�cias citou tamb�m uma testemunha dizendo que havia visto um "homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo aleatoriamente suas v�timas". Hospitais locais foram alertados para um "incidente com grande n�mero v�timas".

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir