Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-07-2012

PF prende quadrilha de "coiotes" que trazia estrangeiros ao país pelo RS
Um argentino e três brasileiros foram detidos na manhã desta sexta (20). Polícia já havia prendido um chinês e uma outra dupla de coiotes.
PF prende quadrilha de
Foto: g1.globo.com

Depois do caso de um chinês de 42 anos que foi detido acusado de abrigar ilegalmente estrangeiros no país, a Polícia Federal divulgou no início da tarde desta sexta-feira (20) a prisão de um argentino e de três brasileiros integrantes de uma quadrilha de "coiotes" que atua em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Eles foram encaminhados para a Penitenciária Modulada do município. Outros dois homens que também faziam parte do grupo já estavam presos.

Foram cumpridos, somente na manhã desta sexta, quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão. O objetivo era desarticular o grupo que introduzia ilegalmente ou ocultava estrangeiros de diversas nacionalidades no país.

As investigações tiveram início em março de 2012, a partir de um flagrante onde oito senegaleses encontrados vivendo clandestinamente no Brasil. A quadrilha recebia os estrangeiros na Estação Rodoviária de Uruguaiana ou através de barcos pelo Rio Uruguai. Ao chegar no local, recebiam roupas novas.

Outras prisões no RS

Na quinta-feira (19), a PF flragou oito chineses em situação irregular no país. O grupo de asiáticos não possuia visto de entrada nos passaportes apreendidos. Um homem de 42 anos, também chinês, foi preso acusado de abrigar ilegalmente os estrangeiros. Eles foram notificados a deixar o Brasil em três dias, sob pena de deportação caso a exigência seja descumprida.

E na última terça-feira (17), uma dupla de "coiotes" que introduziram um camaronês ilegalmente no Brasil foi presa pela PF. No dia seguinte, foi constatado que os dois homens planejavam trazer mais 33 pessoas de diversas nacionalidades.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir