Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-07-2012

Após morte de PM em UPP, policiamento é reforçado no Alemão
Soldado da PM foi baleada e morreu durante o confronto. Exército deixou a comunidade no início do mês.
Após morte de PM em UPP, policiamento é reforçado no Alemão
Foto: g1.globo.com

Após a morte de uma policial militar, o policiamento na Favela Nova Brasília, no Alemão, na Zona Norte do Rio, foi reforçado na manhã desta terça-feira (24). Na noite de segunda (23), a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade foi atacada por criminosos. A PM foi morta durante o confronto e moradores ficaram em pânico, conforme mostrou o Bom Dia Rio.

De acordo com a polícia, os policiais foram alvos de dois ataques. No primeiro, na localidade conhecida como Pedra do Sapo, os criminosos atiraram contra um carro da PM. Os policiais reagiram, mas não houve feridos, nem presos.

O segundo ataque, que terminou com a morte da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, aconteceu contra a base da UPP Nova Brasília. Fabiana foi socorrida pelos próprios colegas e chegou a ser levada para um posto médico dentro da própria comunidade, mas não resistiu. A soldado, que estava na polícia há pouco mais de um ano, era solteira e não tinha filhos. A família dela mora em Valença, no interior do estado. Esse foi o primeiro caso de policial militar morto em serviço numa comunidade com presença de uma UPP.

Nesta manhã, muitos veículos da PM ocuparam as principais entradas da favela, com agentes dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChoque), do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré). No entanto, uma moradora revelou à equipe do Bom Dia Rio que o policiamento não foi reforçado no interior da comunidade.

Os tiroteios no Alemão começaram por volta das 21h. Policiais do Bope, o Batalhão de Operações Especiais e do Choque, ambos da Polícia Militar, foram chamados para reforçar a segurança na região.

Ocupação do Alemão
O conjunto de favelas do Alemão foi ocupado pelas Forças de Pacificação em novembro de 2010 e provocou uma fuga em massa de traficantes. O Exército saiu da região no início deste mês e deixou a segurança sob responsabilidade da Polícia Militar. Até o momento, seis UPPs foram inauguradas nos complexos da Penha e do Alemão.

Em todo o Rio, já são 25 UPPs, beneficiando mais de 140 comunidades. Mais de 5,5 mil policiais estão nas áreas pacificadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir