Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 24-07-2012

Avião movido à energia solar parte da França para concluir voo histórico
Aeronave renovável faz trajeto intercontinental inédito com rota de 6 mil km. Projeto orçado em 90 milhões de euros deve ser concluído nesta terça.
Avião movido à energia solar parte da França para concluir voo histórico
Foto: g1.globo.com

O avião experimental Solar Impulse decolou nesta terça-feira (24) do aeródromo de Toulouse-Francazal, na França, em direção a Payerne, na Suíça, cumprindo a última etapa do primeiro voo intercontinental de um avião movido a energia solar. O total do percurso é de 6 mil km.

Esta aeronave, pilotada por Bertrand Piccard, decolou depois de uma escala de uma semana no aeroporto francês, localizado nos subúrbios da cidade de Toulouse.

O avião Solar Impulse sobrevoará o Maciço Central e se dirigirá até Lyon, Roanne e Mâcon, antes de se aproximar da fronteira franco-suíça na região de Pontarlier. Depois da fronteira e de sobrevoar o Jura, se dirigirá ao aeródromo de Payerne, onde seu pouso está previsto para a noite desta terça, no horário local.

Desta forma, Bertrand Piccard e André Borschberg, pilotos e fundadores do projeto, terão vencido sua aposta ao percorrer, desde 24 de maio de 2012, quase 6 mil km em oito etapas de uma média de 800 km cada uma, pousando em quatro países em dois continentes diferentes.

O frágil avião fabricado com fibras de carbono tem quatro motores elétricos com potência de 10 cavalos cada, alimentados por 12 mil células fotoelétricas que cobrem sua grande asa.

O projeto Solar Impulse começou em 2003 com um orçamento de 10 anos de 90 milhões de euros e tem envolvido engenheiros da empresa suíça de elevadores Schindler e pesquisadores do grupo químico belga Solvay.

O avião, que requer 12.000 células solares, fez o seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um recorde de tempo para uma aeronave solar, três meses depois.

A primeira missão internacional aconteceu em maio, quando completou um voo de 13 horas entre Payern, no oeste da Suíça, e Bruxelas, na Bélgica.


Aeronave Solar Impulse decola do aeroporto de Toulouse, na França, rumo à fronteira do país com a Suíça.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir