Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-07-2012

Ex-ministro da Irrigação egípcio será responsável por formar governo
Mohamed Morsi designou Hicham Qandil para o cargo de primeiro-ministro. Qandil era parte do gabinete do ex-primeiro-ministro Kamal al-Ganzuri.
Ex-ministro da Irrigação egípcio será responsável por formar governo
Foto: g1.globo.com

O presidente do Egito, Mohamed Morsi, designou nesta terça-feira (24) o ministro da Irrigação em fim de mandato, Hicham Qandil, para o cargo de primeiro-ministro, e o encarregou da formação do próximo governo, anunciou a televisão pública egípcia.

O anúncio ocorreu 25 dias depois da posse de Morsi, um veterano ativista da Irmandade Muçulmana e primeiro presidente civil do Egito desde 1952. Qandil era parte do gabinete do ex-primeiro-ministro Kamal al-Ganzuri, nomeado no ano passado pelo governo militar de então.

No dia 24 de junho, Morsi se converteu no quinto presidente da república do Egito e no primeiro a ser livremente eleito, para substituir Hosni Mubarak, derrubado por uma revolta popular em fevereiro de 2011.

O novo presidente já havia prometido que seu futuro primeiro-ministro seria uma personalidade independente.

O presidente também é o primeiro a chegar ao poder sem ter passado pelas Forças Armadas. Morsi, de 60 anos, é um engenheiro graduado em uma universidade americana. Nas eleições presidenciais, obteve 51,73% dos votos, contra 48,27% de seu rival Ahmed Shafiq, ex-primeiro-ministro de Mubarak.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir