Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-07-2012

Suu Kyi apoia minorias em primeiro discurso no Parlamento birmanês
Nobel da Paz tomou a palavra para apoiar proposta de lei. Minorias étnicas representam um terço dos 60 milhões de habitantes.
Suu Kyi apoia minorias em primeiro discurso no Parlamento birmanês
Foto: g1.globo.com

A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi lançou nesta quarta-feira (25) um chamado para a proteção dos direitos das minorias étnicas do país em seu primeiro discurso no Parlamento. "Para nos convertermos em uma autêntica união democrática (...) com os mesmos direitos e respeito mútuo, peço a todos os membros do Parlamento que ocorra um debate sobre as leis necessárias para proteger a igualdade de direitos dos grupos étnicos", disse a nova deputada, eleita em abril.

A vencedora do prêmio Nobel da Paz tomou a palavra no Parlamento para apoiar uma proposta de lei de proteção dos direitos das minorias étnicas de um deputado do Partido pela Solidariedade e pelo Desenvolvimento da União (USDP), no poder.

Aung San Suu Kyi lembrou que os níveis de pobreza nestes estados onde vivem estas minorias são superiores à média nacional e que seu desenvolvimento "não é satisfatório".

As minorias étnicas representam um terço dos 60 milhões de habitantes de Mianmar e, desde a independência do país, em 1948, existem grupos que lutam contra o governo central.

Alguns representantes destas minorias consideram Suu Kyi como parte da elite da etnia majoritária birmanesa, uma imagem que ela tenta dissipar há vários meses com um discurso favorável à união.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir