Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2012

Bombeiros alertam sobre cuidados com afogamentos nos rios do Pará
O alto índice de registros de afogamento nos rios e praias do Pará tem preocupado o corpo de bombeiros do estado. Durante os 31 dias das férias de verão do ano passado foram registradas 274 ocorrências.
Bombeiros alertam sobre cuidados com afogamentos nos rios do Pará
Foto: g1.globo.com

"Quando chega ao final do mês aumenta o número de veranistas nas praias e alguns cuidados básicos que precisam ser tomados não estão sendo observados", conta Renan Amaro, tenente do corpo de bombeiros. Segundo ele, a atenção com as crianças e o consumo de bebidas alcóolicas são as principais causas dos incidentes.

"É preciso evitar o consumo excessivo de bebidas e manter a atenção constate com as crianças porque elas não têm a percepção do risco que correm. O ideal também é procurar sempre saber com o corpo de bombeiros as recomendações para banho em cada local", recomenda Renan.

Entre os dias 20 e 22 de julho, 81 casos de afogamento foram registrados. O local com maior número de acidentes dentro dágua registrados é a praia de Tucunaré, em Marabá, no sudeste do estado, onde 81 pessoas foram socorridas pelos bombeiros. Os buracos que se formam na areia dentro da água, surpreendem os banhistas, provocando acidentes. No Rio Araguaia, na cidade de Conceição do Araguaia, ainda na região sudeste do Pará, 25 casos de princípio de afogamentos foram registrados e as praias de Mosqueiro, na região metropolitana de Belém, ficaram em terceiro lugar no ranking de maior número de afogamentos com 17 casos. Segundo os bombeiros, a maré alta e a falta de cautela dos banhistas seriam os principais motivos para os acidentes nestes lugares.

"Outra recomendação é não entrar na água para tentar socorrer ninguém se você não tem perícia para salvamento. Nestes casos é melhor chamar o bombeiro mais próximo. Ao todo, 811 homens estão trabalhado em todos os principais balneários do estado", assegura Renan Amaro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir