Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2012

O fim do mundo: mito ou realidade?
Para muitos, o fim do mundo tem dia, m�s e ano: 21 de dezembro de 2012.
O fim do mundo: mito ou realidade?
Foto: noticias.br.msn.com

Nesta data, a Terra vai deixar de existir como a conhecemos e a continuidade da esp�cie humana correr� risco. Pelo menos, esse � o rumor que circula pela internet.

O calend�rio Tzolkin, um dos 20 c�lculos de tempo que os maias utilizavam, afirma que 2012 p�e um fim ao que chamam de "a conta longa", um ciclo de tempo que come�ou em 3113 a.C.

Segundo Enrique De Vicente, jornalista especializado em temas paracient�ficos desde 1968, este dado � relevante porque a cultura maia deixou um legado de conhecimento astral "t�o preciso que assombra matem�ticos e astr�nomos". E por isso a cren�a de que algo importante acomtecer� em 2012 ganha for�a.

2012, o rumor do fim do mundo

Embora o fim de um ciclo n�o represente a destrui��o da Terra, 2012 se transformou em um "ano apocal�ptico", no qual alguns veem preocupa��es e outros, neg�cios.

De Vicente, que al�m disso dirige a revista "Ano Zero", publica��o sobre esoterismo e ci�ncias ocultas, afirma que "na rede h� desinforma��o e os respons�veis s�o a onda de rumores e filmes, como "2012".

Roland Emmerich, diretor desta produ��o e de outras como "Godzilla" e "O Dia Depois de Amanh�" �, segundo De Vicente, "um produtor de temas apocal�pticos porque vendem, e ele fez uma manipula��o com esse interesse".

O especialista assinala que "Hollywood faz o que d� dinheiro e manipula muitas coisas ao servi�o do sistema". Mas, a ind�stria cinematogr�fica n�o � a �nica que tem benef�cios com a alarmante situa��o.

A contagem regressiva

Faltam pouco mais de um ano para que a famosa data chegue, embora o n�mero exato e atualizado, com horas, minutos e segundos seja exibido em v�rios sites, que multiplicam suas visitas � medida que o tempo passa.

"Nos dias anteriores ao terremoto do Jap�o, este blog tinha cerca de 400 visitas di�rias. Desde o dia do terremoto as visitas passaram das 4.000", afirma um dos posts de www.findelmundo.net, onde podem ser encontrados todo tipo de conte�dos referentes ao tema.

Perante o alarme fat�dico, h� quem se dedique a preparar a humanidade. Para isso, no blog "www.2012findelmundoverdad.com" � oferecido o "Guia Dezembro 2012", que custa US$ 49,90 ou 38,89 euros, um pre�o razo�vel para que lhe digam "como ficar no alto depois da cat�strofe".

Um pouco mais baratos s�o os bilhetes vendidos em "www.escapeearth2012.com", cuja reserva assegura uma vaga na nave que viajar� para um novo planeta quando a Terra for destru�da.

Estas quest�es podem provocar risos de muitos mas, no entanto, h� quem foi contaminado pelo rumor alarmista.

A verdade maia

De Vicente assegura que "no Ocidente, o n�mero de pessoas que acredita no fim do mundo � m�nimo, no entanto essa tend�ncia catastrofista � muito superior em outros lugares como �ndia e Jap�o".

Na atualidade, assinala o especialista, "muitos maias, a maioria analfabetos, pensam que o mundo vai acabar, n�o porque seus sacerdotes tenham dito, mas porque este � o rumor que corre".

Como De Vicente destaca, "para os sacerdotes, 2012 n�o significa nenhuma destrui��o, mas uma mudan�a de consci�ncia que pode interpretar como o ser humano se considera parte da terra e do cosmos, porque, se n�o existe uma harmonia, tudo est� ruim".

Realidade ou mito?

Esta cosmovis�o tem um sentido para Enrique de Vicente, que reflete sobre eventos recentes como os terremotos catastr�ficos da Indon�sia, Jap�o e Chile, "tr�s dos sete maiores acontecidos na hist�ria".

Embora o jornalista rejeite o famoso e atual rumor sobre o fim do mundo, ele reconhece que "o planeta est� passando por um momento de transforma��o e haver� pessoas que v�o tomar consci�ncia. E outras que n�o".

Fonte: noticias.br.msn.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir