Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Dilma condiciona redução de IPI a empregos mantidos
Presidente cobra de empresários contrapartida para incentivos. Dilma está em Londres, onde acompanhará abertura das Olimpíadas.
Dilma condiciona redução de IPI a empregos mantidos
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta sexta-feira (27) que os incentivos fiscais que o governo concede a empresas devem ter, como contrapartida, a manutenção do emprego dos funcionários. A presidente falou sobre o tema quando perguntada por jornalista, em coletiva à imprensa, sobre as expectativas do governo com relação à redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

"Nós damos incentivos fiscais e financeiros e queremos, como retorno para o Brasil, a manutenção de emprego. Fazemos toda uma política anti-cíclica pra garantir empregos. Isso vale não só para as montadoras, mas para todos que receberem incentivos. Têm que saber que fazemos isso com um único objetivo no mundo: garantir o emprego dos brasileiros", afirmou a presidente.

A declaração de Dilma ocorre no momento em que montadoras como a General Motors (GM) sinalizam que podem fechar postos de trabalho. O Ministério da Fazenda chamou a empresa para esclarecer a situação da fábrica de São José dos Campos, no interior paulista, onde uma linha de produção corre risco de ser extinta.

No final de maio, o governo federal reduziu o IPI para os carros até 31 de agosto. Mas condicionou a medida à manutenção do nível de empregos no setor.

Dilma deu entrevista coletiva a jornalistas na capital inglesa, onde vai acompanhar a abertura das Olimpíadas. Ela falou também que em agosto e setembro o governo vai tomar novas medidas para conter os efeitos da crise econômica internacional no país e garantir o crescimento brasileiro. "Em agosto e setembro, devemos tomar medidas. Estamos preocupado em diminuir o custo do país", afirmou a presidente.

Redução do custo de energia
Dilma anunciou em que áreas as medidas devem ser tomadas. A primeira citada pela presidente foi a área de enérgia elétrica. "Nós estamos nos focando na questão da energia elétrica. Aproveitando o fato de que parte das hidrelétricas do nosso país são pagas pelos brasileiros, queremos devolver isto através de redução do custo energia", afirmou.

Nesta quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o governo enviará ao Congresso Nacional, em até 30 dias, uma medida provisória para cortar todos os encargos do setor elétrico e prorrogar as concessões na área. O governo espera redução de cerca de 10% na tarifa.

A presidente também falou em investimentos no setor de transportes, mas não quis dar detalhes de como serão realizados. "O governo vai fazer política de investimento em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Vão ser feitos através de concessões, PPPs (parecerias público privadas), etc.. Não vou antecipar aqui nenhuma medida. Não estou fazendo segredo, é que ainda estamos acertando detalhes. Vamos esperar."

Outra medida citada por Dilma é a continuação da política de desoneração para empresários, a exemplo da redução do IPI. Ela não quis adiantar quais setores serão beneficiados, mas falou em uma "desoneração geral".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir