Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Classe C impulsiona microempresas

Classe C impulsiona microempresas
Foto: CDL

Neste mês, ganhou destaque na mídia o fato de a Daslu lançar produtos mais baratos para serem comercializados numa grande rede de loja varejista a partir de agosto. Famosa pelos produtos de luxo direcionados a um público de altíssima renda, a marca cria um foco mais popular com essa mudança de estratégia para ir em busca das oportunidades geradas pela nova vedete do mercado: a Classe C.

Assim como está se tornando importante para marcas luxuosas, a Classe C também é fundamental para o fortalecimento e o crescimento das Micro e Pequenas Empresas. Os especialistas consideram que, atualmente, nenhuma empresa cresce no Brasil sem conquistar essa classe, que nos últimos oito anos contou com o ingresso de mais de 40 milhões de brasileiros e em 2011 consumiu um volume maior que R$ 1 trilhão.

Eles estão revolucionando o consumo no país e, para conquistá-los, é preciso conhecê-los no comportamento, nas necessidades, nos valores, nas formas de comunicação e onde estão localizados. Já existem muitas pesquisas e informações sobre esse público e como ele tem mexido com a economia brasileira, incentivando inclusive a desconcentração de investimentos em grandes cidades e levando-os para o interior e o Nordeste.

As Micro e Pequenas Empresas que conhecerem melhor esses consumidores e atenderem às suas demandas de maneira mais eficaz terão grande chance de sucesso nos seus negócios e de consolidação no mercado.

Atendimento personalizado

Com a classe C sendo disputada no mercado, há o temor de as pequenas lojas perderem espaço para as grandes marcas ou redes. Porém, as Micro e Pequenas Empresas têm grandes diferenciais que podem potencializar as suas atividades. Um deles é a proximidade. Elas geralmente estão localizadas em polos de ruas ou em bairros, que são redutos ou mesmo moradia dos consumidores das classes C e D. Isso é um ponto favorável que facilita a aproximação entre esses clientes e o empreendedor que, por ser pequeno, está diariamente presente na loja.

Quanto mais próximo, torna-se mais fácil conhecer, estreitar o relacionamento, conquistar e atender cada pessoa com o seu jeito e suas necessidades. Hoje, num mundo com processos e produtos cada vez mais semelhantes, o atendimento individual e a capacidade de conquistar as pessoas pela emoção são os grandes diferenciais. E quem é vizinho e menor tem mais chance de promover esse conhecimento e atendimento. A praticidade de morar perto e recorrer ao empreendimento quando precisa também é um fator importante para o consumidor.

Essas características, porém, não dispensam a qualificação para gerir o negócio, que continua sendo a maior dificuldade dos pequenos e médios empreendimentos. Se eles se capacitarem adequadamente, saberão usar melhor seus diferenciais, transformá-los em oportunidades e atingir resultados financeiros.

SPC Avisa: nova ferramenta de prevenção

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) está oferecendo um serviço para pessoas físicas e jurídicas, visando mantê-las informadas 24 horas por dia sobre qualquer alteração, inclusão, exclusão, fraudes e outras pendências em sua base de dados cadastrais. Chamado SPC Avisa, o serviço monitora o CPF da pessoa ou CNPJ da empresa diariamente e alerta imediatamente por e-mail ou SMS o registro de alterações. O SPC Avisa é uma ferramenta de prevenção sobre possíveis problemas para consumidores e empresas, proporcionando tranquilidade, segurança e gestão sobre o seu banco de dados no SPC. Na CDL do seu município, você poderá obter mais informações sobre o SPC Avisa.


    Fonte: CDL ITAPEMIRIM E MARATAÍZES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir