Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-02-2006

Tirania da Anorexia
Como � duro ser gordinho nos tempos de hoje. Gordo, ent�o, � um verdadeiro aleij�o. Voc� n�o acha uma roupa bonita e moderna que te caiba
Tirania da Anorexia

Como � duro ser gordinho nos tempos de hoje. Gordo, ent�o, � um verdadeiro aleij�o. Voc� n�o acha uma roupa bonita e moderna que te caiba. Somente cal�as de lycra, camis�es de malha e vestidos que mais parecem sacos de batatas, retos, todos com o mesmo estilo, cafon�rrimos.

� humilhante existir lojas especializadas em roupas para gordinhos quando elas deveriam existir em qualquer loja. Os melhores estilistas n�o fazem roupas para gordos, acho que dep�e contra a no��o de est�tica que eles possuem.

Isso quer dizer que al�m de gordo voc� tem que andar feio, com roupas que te deixam ainda mais borocox�. Fico pasma que quem veste manequim 42 ou 44 j� � considerado gordo para os padr�es est�ticos atuais. Num tempo em que o politicamente correto � ter um corpo sarado, musculoso, as pessoas cometem as maiores atrocidades com a sa�de em nome dessa tirania da anorexia.

Ratos de academia e anabolizantes, quilos de anfetaminas (rem�dios para tirar o apetite), diur�ticos (rem�dios para fazer xixi � for�a), laxantes (rem�dios para fazer coc� � for�a) s�o consumidos junto com outras drogas para queimar calorias, acelerar o metabolismo, enfim, uma verdadeira viol�ncia com o corpo para se encaixar no padr�o est�tico ditado pela revista Caras e pelo Big Brother.

Voc� j� reparou que no Big Brother os feios e gordos que entram n�o s�o escolhidos, s�o sorteados? Os escolhidos pelo programa s�o os esteticamente corretos, ou seja, bonitos e sarados.

O feio e gordo a sorte tem que ajudar. Voc� j� viu alguma novela na TV onde o casal de mocinhos � gordo? Agora pare e observe � sua volta. A maioria das pessoas com as quais voc� convive est� mais para Gisele B�ndchen? Ou para Preta Gil ? Quantas pessoas voc� v� diariamente que correspondem aos padr�es de magreza e "beleza" da mulher que faz a abertura da novela Bel�ssima?

Aquilo para mim parece coisa de outro mundo, uma miragem, sei l�. Nunca vi uma mulher daquela no supermercado ou na fila do banco. � t�o perfeita que parece que n�o peida. E esse padr�o est�tico imposto pela m�dia est� levando as pessoas a cometerem absurdos para corresponderem a ele, violentando muitas vezes o seu pr�prio biotipo.

Adolescentes submetendo-se a opera��es para colocar silicone no peito, lipoaspira��o no culote, na barriga, cirurgias bari�tricas (redu��o de est�mago) e mais quilos de rem�dios para emagrecer numa verdadeira opera��o sanfona.

Isso sem falar nos in�meros jovens que entram em depress�o porque est�o com alguns quilinhos a mais e se entopem de antidepressivos ou ent�o os que est�o sofrendo de uma doen�a chamada bulimia (for�ar o v�mito ap�s comer).

O gordo � na verdade olhado como um deficiente, um coitado. Parece
que gordo n�o tem libido, n�o transa direito, tem a obriga��o de ser infeliz ou ent�o de ser sempre simp�tico. J� ouviu aquela frase que diz que todo gordinho tem a cara bonita? � como se estivessem dizendo: "Pelo menos salvou alguma coisa, a cara bonitinha, j� que o resto � uma bosta".

A tirania da anorexia sufoca o sentimento. Quando um cara troca de namorada, deixando uma esteticamente correta por uma mais gordinha o que se escuta s�o grosserias do tipo: "� um babaca mesmo, gosta de porcaria". O mesmo ocorre com as garotas quando escolhem namorar um cara que n�o tem os b�ceps avantajados ou barriga de tanquinho. N�o se leva em considera��o nada mais al�m do visual, do superficial, do raso.

� uma tirania que n�o deixa aprofundar, criar v�nculos, valorizar o invis�vel Se f�ssemos avaliar a coisa por esse lado, mulheres como Marilyn Monroe e Vera Fischer teriam a obriga��o de ser muito felizes ,pois sempre foram esteticamente perfeitas. A primeira morreu de overdose de barbit�ricos, solit�ria. A segunda trava uma briga at� hoje para se livrar da depend�ncia qu�mica e n�o d� certo em seus relacionamentos afetivos.

E nessa tirania absurda uma ind�stria poderosa trabalha para continuar a ditar essas regras. E fica milion�ria com isso. E os que tentam a todo custo seguir essas regras, como ficam?



    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir