Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-07-2012

Atirador do Colorado será acusado por mortes nesta segunda
James Holmes matou 12 pessoas durante exibição do novo Batman. Massacre aconteceu no dia 20 de julho; outras 58 pessoas ficaram feridas.
Atirador do Colorado será acusado por mortes nesta segunda
Foto: g1.globo.com

James Holmes, acusado de ter praticado o massacre do cinema de Aurora, no Colorado, será formalmente acusado pela morte de 12 pessoas e por ferir outras 58 nesta segunda-feira (30), quando voltará ao tribunal. Os crimes aconteceram durante a pré-estreia do novo Batman no dia 20 de julho. Ele também responderá pelos explosivos encontrados em seu apartamento

Holmes apareceu na corte pela primeira vez na semana passada. Analistas esperam que o julgamento do atirador seja marcado por argumentos em relação a sua sanidade mental. Holmes foi preso pela polícia no estacionamento do cinema, em Aurora, Colorado, minutos depois do ataque durante o filme "O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Holmes pode ter que enfrentar centenas de acusações, incluindo 12 homicídios, 58 tentativas de homicídio e por colocar outras pessoas em perigo devido à grande quantidade de explosivos encontrada em seu apartamento. Ele era estudante de medicina e era paciente de uma psiquiatra, a quem enviou por correio um pacote antes de atirar no público de um cinema que assistia ao último filme de Batman, informaram seus advogados.

Informes da imprensa, divulgados na semana passada, reportaram que James Holmes tinha enviado ao seu psiquiatra na universidade do Colorado um caderno com detalhes sobre o plano de matar pessoas. Informações contraditórias circularam na imprensa com relação ao momento em que o pacote chegou e se o massacre poderia ter sido evitado.

Os advogados também discutem sobre um possível pedido da defesa para tentar descobrir quem vazou esta informação. O pacote foi encontrado três dias após o massacre no correio do campus onde Holmes estudava. A princípio, Holmes teria começado a planejar o ataque quatro meses atrás, e autoridades dizem que ele comprou as armas usadas em maio e junho.

Sob a lei do Colorado, réus não são legalmente responsáveis por seus atos se suas mentes estão tão "doentes" que eles não possam distinguir entre certo e errado. Entretanto, a lei alerta que "deve ser tomado cuidado para não confundir doença mental com obliquidade moral, depravação moral".

Especialistas dizem que há dois níveis de defesa por meio da insanidade. Os defensores públicos responsáveis pela defesa de Holmes podem argumentar que ele não é mentalmente competente para ir a julgamento. Se eles não conseguirem convencer a corte disto, e ele for condenado, eles poderão remover a possibilidade de pena de morte com o argumento de que ele tem problemas mentais. Os promotores irão decidir se pedirão a pena de morte nas próximas semanas.

Vítimas
Neste sábado (28), Ashley Moser, de 25 anos, que estava grávida e foi baleada no ataque, sofreu um aborto espontâneo. A informação foi dada pela família da vítima através da policial Jacki Kelley. A oficial se negou a dar detalhes e afirma que parentes não querem falar com a imprensa.

Ashley abortou a criança durante cirurgia no pescoço e abdômen feridos no massacre. Notícias anteriores afirmavam que o feto estar salvo no útero de Moser poderia ser considerado um "milagre".

A madrasta de Ashley, Ana Moser, disse que estará no tribunal para acompanhar a acusação de Holmes. "Não me interessa qual é o seu motivo. Ele sabia o que estava fazendo. Quero ver justiça", afirmou.

Ashley também era mãe da vítima mais jovem do atirador, a pequena Veronica Moser-Sullivan, de seis anos. De acordo com a agência de notícias "AP", um membro da família afirmou que Moser ainda não sabe da morte de Veronica. O funeral da criança ainda não aconteceu.

Atirador alega não saber motivo de estar preso
Um funcionário da prisão onde está detido James Holmes, o atirador acusado de matar 12 pessoas e ferir 58 a tiros durante a exibição de estreia do mais recente filme do Batman, num cinema do estado americano do Colorado, disse que ele afirmou não se lembrar do que aconteceu. "Ele alega que não saber por que está na cadeia", disse esse trabalhador ao jornal "New York Daily News" esta semana.

O jovem de 24 anos estaria ainda reclamando da comida da prisão. "Ele diz que sua barriga dói. Ele se queixou de que não gosta da comida. O cara matou 12 pessoas e está chateado que não tem recebido refeições quatro estrelas", indagou o funcionário.

Holmes foi preso pela polícia no estacionamento do cinema, em Aurora, Colorado, minutos depois do ataque durante o filme "O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Mais cedo esta semana foi divulgado ainda que o atirador perguntou a um funcionário da prisão como termina o filme. Ele parecia sinceramente curioso, contou ao mesmo "Daily News" uma pessoa que presenciou o estranho incidente ocorrido na terça-feira na enfermaria da prisão do Condado de Arapahoe, onde Holmes se encontra detido em uma solitária

"Como se não fizesse ideia de que havia algo de errado no que estava dizendo. Foi algo mórbido... Acho que está se esforçado para agir como um louco", acrescentou.

Com os olhos vidrados e a voz inexpressiva, Holmes teria perguntado a um funcionário da prisão: "Você viu o filme? Como termina?". Antes do ataque, o jovem estava sob tratamento de uma psiquiatra especializada em esquizofrenia, segundo documentos entregues à Justiça e divulgados nesta sexta-feira (27).

"O senhor (James) Holmes foi um paciente psiquiátrico da doutora (Lynne) Fenton, e suas comunicações com ela estão protegidas", disse o documento apresentado pela defesa de Holmes, um ex-doutorando em neurociências.


Caixão de Matthew McQuinn, um dos 12 mortos no cinema em Aurora, é carregado após funeral em igreja, neste sábado (28). Quando os tiros começaram, ele teria protegido a namorada e, por isso, levou três tiros. Outros enterros de vítimas do ataque acontecer




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir