Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-07-2012

Medvedev minimiza divergências com Washington e Londres sobre Síria
"As posições de Rússia, EUA e Grã-Bretanha não estão tão afastadas como às vezes se afirma", explicou o primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal britânico The Times.
Medvedev minimiza divergências com Washington e Londres sobre Síria
Foto: afp.com

"Apesar das diferenças de forma, as posições de Rússia, Estados Unidos e Grã-Bretanha não estão tão afastadas como às vezes se afirma", indicou Medvedev, que foi a Londres para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos realizada na sexta-feira.

"Todos acreditamos que o pior seria uma guerra civil na Síria", acrescentou.

A Rússia votou de forma sistemática contra as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o regime de Bashar al-Assad.

O primeiro-ministro russo não excluiu uma solução política sem Bashar al-Assad. "Não sei exatamente qual será o equilíbrio de forças políticas em um futuro e que papel Assad teria", indicou o jornal.

"Isto deve ser decidido pelo povo sírio. Nossos sócios nos pedem para apoiarmos ações mais firmes. Então uma pergunta é levantada: onde terminam as resoluções (das Nações Unidas) e onde começa a ação militar?", perguntou.

Por outro lado, Medvedev celebrou o apoio do presidente americano, Barack Obama, à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), e considerou que "cumpriu com sua palavra".

Medvedev tampouco descartou voltar à corrida pela presidência russa, depois de ter cedido o posto, no mês de março, a Vladimir Putin. "Ainda sou um homem jovem. Não descarto voltar à corrida se interessar ao povo", disse, para depois acrescentar: "Se estiverem fartos de mim, me aposentarei e escreverei minhas memórias".

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir