Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2012

Viúva de Yasser Arafat apresentará ação judicial por assassinato
Medida foi tomada após instituto achar polônio nos objetos do ex-líder. Suha Arafat vai apresentar ação nesta terça na França.
Viúva de Yasser Arafat apresentará ação judicial por assassinato
Foto: g1.globo.com

A viúva de Yasser Arafat, Suha Arafat, apresentará nesta terça-feira (31) uma ação judicial por assassinato contra pessoa desconhecida, após ter sido encontrada uma quantidade anormal de polônio nos objetos pessoais do ex-líder palestino, o que reavivou as hipóteses de envenenamento, segundo comunicado.

A demanda com constituição de parte civil será apresentada durante o dia em nome de Suha Arafat e de sua filha mais nova, Zawra, a Philippe Courroye, decano dos juízes do Tribunal de grande instância de Nanterre, perto de Paris. Arafat morreu no dia 11 de novembro de 2004 no hospital militar de Percy, também nas proximidades de Paris.

"Esta demanda por assassinato contra pessoa desconhecida - de tal forma que Suha e Zawra Arafat não acusam ninguém: nem Estado, nem grupo, nem indivíduo - não prescreveu porque é feita menos de 10 anos depois de ocorridos os fatos e porque tem por objetivo estabelecer a verdade em memória de seu marido e pai", indica o comunicado do advogado Pierre-Olivier Sur.

"Suha e Zawra Arafat confiam plenamente na justiça francesa e, para permitir que realizem seu trabalho de forma completamente independente, não fornecerão nenhuma entrevista durante o andamento da investigação criminal, exceto se alguém tentar instrumentalizar politicamente esta situação", indica o comunicado.

A tese de envenenamento foi reavivada na semana passada pela divulgação de um documentário na rede de televisão Al-Jazeera que afirma que o Institute for Radiation Physics de Lausanne, da Suíça, que analisou amostras biológicas extraídas dos objetos pessoais de Arafat, encontrou nelas "uma quantidade anormal de polônio".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir