Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2012

França retira tropas do distrito afegão de Surobi
As tropas da França se retiraram nesta terça-feira do distrito de Surobi, próximo de Cabul, em uma etapa importante da retirada definitiva dos soldados franceses do Afeganistão, que deve ser concluída em 2013.
França retira tropas do distrito afegão de Surobi
Foto: afp.com

Surobi, que teve o controle transferido às forças afegãs em 12 de abril, era uma das três principais áreas de mobilização dos 3.000 soldados franceses ainda presentes no país, assim como Cabul e a província vizinha de Kapisa (nordeste).

No total, 650 soldados franceses estavam presentes em Surobi. Apenas 100 retornarão para a França, enquanto os demais serão transferidos para Cabul, dentro de uma força de intervenção rápida.

Dos 4.000 soldados franceses presentes no Afeganistão em meados de 2011, 2.950 ainda estarão no país no fim de agosto, antes de uma redução prevista para 1.400 em dezembro.

O calendário estabelecido pelo presidente François Hollande prevê a retirada de 2.000 soldados das forças de combate até o fim de 2012, dois anos antes da saída prevista da Força Internacional da Otan (ISAF).

No plano francês, 1.400 soldados permanecerão no Afeganistão durante 2013 para assegurar a retirada de material e dar prosseguimento ao treinamento da polícia e dos soldados afegãos.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir