Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-07-2012

Gêmeas fazem primeiro transplante de ovário do Brasil, em Maringá
Uma irmã doou parte do ovário para outra poder engravidar.
Gêmeas fazem primeiro transplante de ovário do Brasil, em Maringá
Foto: paraiba.com.br

Um transplante de ovário, feito pela primeira vez no Brasil, pode dar a uma mulher de 29 anos, a chance engravidar. Mariana Gerep de Moraes sofria de menopausa precoce e recebeu um pedaço do ovário da irmã gêmea, Elisa Gerep de Moraes. A cirurgia foi realizada com base em uma técnica desenvolvida por um pesquisador brasileiro que mora em Maringá.

Elas passaram por cirurgias, em que uma doou parte do ovário para a outra. Realizada pela primeira vez no Brasil, a técnica é simples: a equipe médica retirou uma parte do tecido germinativo do ovário saudável de Elisa. Em seguida, o tecido foi implantado no ovário da irmã, Mariana, que não podia engravidar.

De acordo com o médico Gilberto Almodin, especialista em reprodução humana, que pesquisa a técnica há 13 anos, o transplante permite que os ovários com problemas se tornem saudáveis. "Nós chegamos a conclusão de que não se precisaria de um ovário inteiro. Se nós conseguíssemos isolar fragmentos onde carreariam os óvulos que ela implantasse, nós teríamos um resultado muito bom", descreveu.

A expectativa agora é de que os ovários da Mariana se regenerem e passem a funcionar normalmente dentro de oito meses. A partir daí, ela espera finalmente engravidar e já escolheu até os nomes dos bebês. "Quero ter gêmeos. Se forem meninos vão se chamar Samuel e Isac. Se for menina Ana Elisa e Isabel", contou a moça.

A cirurgia, feita em Maringá, já foi realizada em pacientes de outros países. Todas com base na pesquisa desenvolvida pelo médico brasileiro. O procedimento é indicado, não só para os casos de menopausa precoce, mas também para mulheres com câncer, que tem os ovários comprometidos com tratamentos de radioterapia.

Fonte: bemparana.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir