Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-07-2012

Itapemirim: Grávidas participam de curso para gestantes no Hospital Menino Jesus
O encontro, que antes era oferecido pelo Hospital Santa Helena tem o objetivo de fornecer informações importantes aos pais sobre a gestação e o parto.
Itapemirim: Grávidas participam de curso para gestantes no Hospital Menino Jesus
Foto: Divulgação PMI

Com a gravidez, surgem várias dúvidas, principalmente para os pais de primeira viagem e pensando nisso, na última sexta, o Hospital Materno Infantil Menino Jesus, no Distrito de Itaipava com o apoio da Prefeitura de Itapemirim, ofereceu gratuitamente seu primeiro

Curso Preparatório de Gestantes. O encontro, que antes era oferecido pelo Hospital Santa Helena tem o objetivo de fornecer informações importantes aos pais sobre a gestação e o parto.

Composto por profissionais capacitados - ginecologista/obstetra, enfermeira obstetra e psicólogo, o curso abordou temas essenciais para as futuras mamães e seus bebês como, a psicologia da gestação, o desenvolvimento gestacional, as mudanças que ocorrem com o corpo, a importância dos exames pré natais e o acompanhamento com um profissional.
A gestação é um período de profundas mudanças, tanto em termos físicos como psicológicos.

Durante o curso as gestantes tiveram a oportunidade de saberem um pouco mais sobre estas mudanças.
A psicóloga Guilhermina de Souza Horfth discutiu com as gestantes as mudanças emocionais que ocorrem na gestação.

"A vida emocional do bebê começa muito antes de seu nascimento e por isso a importância da interação mãe, pai e bebê. A conexão mãe e filho é enorme e a gestação é a fase de mais contato entre os dois. Transmitir carinho, amor, bondade, confiança e segurança significa o nascimento de seres humanos serenos e do bem", comentou.

A psicóloga ressaltou ainda que situações difíceis, momentos tristes e de angustia devem ser trabalhados de maneira correta para que o bebê não se sinta rejeitado, "conversar com a criança, explicar a situação e deixar claro que apesar das dificuldades ela é amada e muito desejada. Isso é o correto a se fazer".

Após a conversa com a Dra. Guilhermina as gestantes participaram de mais um bate papo com a médica ginecologista/obstetra do hospital, Dra. Rachel Dias Carneiro e a enfermeira obstetra coordenadora da maternidade, Kalini Romualdo Alves.
O tema abordado pelas duas profissionais foi "Conhecendo a Fisiologia da Gestação: Alterações que ocorrem no corpo da mulher". Durante a apresentação foram passadas orientações para uma gravidez mais saudável, com dicas de prevenções e os cuidados necessários para uma gestação tranquila.

As grávidas tiraram dúvidas, interagiram, trocaram experiências e conheceram condutas clínicas importantes para amenizar algumas alterações físicas e orgânicas que ocorrem durante este período, como estrias, enjôos, dores musculares, problemas respiratórios e circulatórios, entre outras.

De acordo com a enfermeira Kalini, "a gestação deve ser um período tranquilo, sem traumas, emocionante, alegre e que proporcione lembranças agradáveis para o resto da vida do casal, por isso a importância das grávidas receberem este curso que as auxilia e esclarece muitas dúvidas".

O curso foi realizado no auditório do Hospital Menino Jesus e reuniu cerca de 30 grávidas, que após as palestras participaram de sorteios de brindes para os bebês.























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir