Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-08-2012

Com pressão do PT, Globo cede e Haddad ganha espaço na emissora
Partido não concordava com modelo de cobertura proposto pela emissora
Com pressão do PT, Globo cede e Haddad ganha espaço na emissora
Foto: assistir.tvlivreweb.com.br

ara garantir que Fernando Haddad tivesse espaço na cobertura diária da Rede Globo dedicada à agenda dos concorrentes à Prefeitura de São Paulo, o PT ameaçou tirar seu candidato de todos os programas, debates e entrevistas que ainda serão realizados pela emissora nos próximos meses.

Um dos coordenadores da campanha de Haddad disse ao R7 que a Globo estava irredutível. Inicialmente, a emissora pretendia dar espaço diário somente aos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas — no caso de São Paulo, José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB). Os demais concorrentes seriam colocados em dias alternados.

Contrariado, o PT cogitou acionar a Justiça Eleitoral caso a Globo não apresentasse um novo plano de cobertura.

— Mas quem ia perder seriam eles, porque a estrela é nossa.

O modelo de cobertura inicialmente proposto estava causando problemas em quase todas as campanhas. Após protestos e negociações, ficou definido que a emissora incluirá em sua cobertura os seis concorrentes à sucessão de Gilberto Kassab (PSD) mais bem colocados nas pesquisas. No momento, são eles Serra, Russomanno, Haddad, Gabriel Chalita (PMDB), Soninha (PPS) e Paulinho da Força (PDT).

Os outros dois candidatos que estiverem em sétimo e oitavo, postos ocupados atualmente por Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidélix (PRTB), não darão entrevistas, mas serão filmados em atividade. Essas imagens, porém, irão ao ar somente uma vez por semana.

Entretanto, o posicionamento nas pesquisas continuará valendo como critério para definir o espaço que cada um terá na cobertura. Quanto mais na frente estiver o candidato, mais segundos ele terá na tela.

O tempo vai variar entre 30 e 50 segundos. Além disso, está prevista a participação de dois candidatos por dia respondendo a uma pergunta específica sobre os principais problemas da cidade.

O coordenador da campanha de Haddad admitiu que o modelo escolhido não era o esperado pelos petistas, mas disse que a solução foi satisfatória.

— Não ficou exatamente do jeito que a gente queria, mas está bom. A Globo estava querendo antecipar o segundo turno, não tem por que fazer isso, não faz sentido.

Em caminhada realizada no bairro do Itaim Paulista nesta terça-feira (31), Haddad usou o mesmo discurso.

— Acompanhei de longe [a discussão]. Estava nos afligindo a perspectiva de uma antecipação desnecessária do debate entre dois candidatos. O debate entre dois candidatos tem que acontecer no segundo turno, e não no primeiro. O primeiro é justamente o momento em que quanto mais alternativas a população tiver, melhor.

Na reunião entre a emissora e as candidaturas ficou acertada ainda a participação dos seis candidatos mais bem colocados no debate que será realizado pela Globo às vésperas da eleição, no dia 4 de outubro.

O R7 tentou falar com a emissora, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir