Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2012

Norte-coreanos precisam de água potável de maneira urgente, diz ONU
Inundações contaminaram reservas de água, causando risco de epidemias. 119 pessoas morreram e foram registrados danos graves à agricultura.
Norte-coreanos precisam de água potável de maneira urgente, diz ONU
Foto: g1.globo.com

Dezenas de milhares de famílias da Coreia do Norte afetadas por recentes inundações precisam urgentemente de água potável para evitar epidemias, alertaram nesta quinta-feira (2) agências humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU).

O alerta humanitário foi divulgado um dia depois de a imprensa estatal norte-coreana ter informado que 119 pessoas morreram e que foram registrados graves danos à agricultura nas últimas semanas, em um país já marcado por dificuldades em termos de segurança alimentar.

De acordo com a ONU, várias reservas de água foram contaminadas por resíduos de esgoto, provocando o risco de epidemias, ao mesmo tempo que as inundações também afetaram várias fontes de água e estações de bombeamento.

A agência da ONU para a infância, UNICEF, ordenou o envio de 10 milhões de tabletes de purificação de água, mas informou que outros materiais, como soro, serão necessários.

A ONU destacou notícias oficiais de que mais de 21.000 pessoas perderam suas casas nas últimas semanas, elevando a mais de 84.000 o número de pessoas na mesma situação este ano. Mais de 45.000 hectares dedicados à agricultura foram devastados pelas inundações.

Apenas nos dias 29 e 30 de julho 31 pessoas moreram e 16 ficaam desaparecidas. As mortes foram causadas principalmente por deslizamentos de terras em diversas zonas do litoral oeste do país, principalmente nas províncias de Pyongan do Sul e Pyongan do Norte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir