Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2012

Turquia e Curdistão denunciam "ameaça comum" terrorista na Síria
Turquia acusa Síria de confiar zonas da fronteira a rebeldes curdos. "É preciso deter de forma conjunta" esta ameaça, segundo chanceler turco.
Turquia e Curdistão denunciam
Foto: g1.globo.com

O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, e o presidente do Curdistão iraquiano, Massud Barzani, consideraram nesta quinta-feira (2) que a presença na Síria de grupos "terroristas" significava uma "ameaça comum".

Davutoglu e Barzani "ressaltaram que qualquer tentativa de explorar o vazio de poder [na Síria] por parte de um grupo ou de uma organização violenta seria considerada uma ameaça comum, que é preciso deter de forma conjunta", afirmou nesta quinta-feira o ministério turco das Relações Exteriores.

"A nova Síria deve estar livre de qualquer organização terrorista e extremista", acrescenta o comunicado do ministério, publicado após um encontro entre Davutoglu e Barzani em Erbil (norte do Iraque).ajm al-Din Omar Karim

Este encontro ocorre quando o primeiro-ministro turco, Recep Tayip Erdogan, acusou na semana passada o regime sírio de ter "confiado" várias zonas do norte da Síria aos rebeldes curdos da Turquia, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), com o objetivo de prejudicar os interesses turcos.

Ele avisou que a Turquia poderia exercer seu direito de perseguir na Síria o PKK e sua organização irmã no país, o Partido da União Democrática (PYD).

"Não permitiremos a instalação de estruturas terroristas perto de nossa fronteira", declarou Davutoglu na sexta-feira (27).

A Turquia reforçou no último mês seu dispositivo militar na fronteira com a Síria.

A administração curda iraquiana desempenha um papel chave no seio das diferentes facções curdas na Síria.

No dia 11 de julho, Barzani apadrinhou em Erbil a assinatura de um acordo entre os dois principais blocos curdos de oposição - o Conselho Nacional curdo, que reúne uma dezena de partidos tradicionais curdos sírios, e o Conselho popular do Curdistão ocidental (CPKO), procedente do PYD - para unificar suas fileiras.

Os curdos representam quase 9% dos 23 milhões de sírios e denunciam há décadas discriminações sob o regime de Bashar al-Assad.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir