Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-08-2012

Julgamento do mensalão começa agora e deve durar mais de um mês
O R7 apresenta passo a passo e bastidores do caso no Supremo Tribunal Federal
Julgamento do mensalão começa agora e deve durar mais de um mês
Foto: blogdajoice.com

O STF (Supremo Tribunal Federal) começou nesta quinta-feira (2), às 14h, uma maratona de depoimentos, análises e votos. É o início do julgamento do mensalão, que deve durar até setembro na mais alta corte do País.

Considerado o maior escândalo do primeiro mandato do governo Lula, o caso veio à tona em 2005. Foi revelado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, que cunhou a expressão "mensalão" para se referir ao suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares em troca de apoio político.

Parlamentares como Valdemar Costa Neto, então do PL, e de outros partidos base aliada seriam alguns dos beneficiários do esquema. A ex-mulher do deputado Costa Neto, a socialite Maria Christina Mendes Caldeira, confirmou à CPI do Mensalão que o parlamentar recebeu propina.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como comandante do mensalão, teve o mandato parlamentar cassado em função das denúncias.

Até hoje, petistas negam a existência do mensalão e dizem que o dinheiro retirado de bancos por meio das empresas do publicitário Marcos Valério foi usado para abastecer campanhas eleitorais como caixa dois — uma prática que, embora criminosa, era recorrente entre os partidos brasileiros.

Fonte: notícias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir