Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-08-2012

Radares-pistola multam média de 232 motociclistas por dia em SP
Em 117 dias, aparelhos flagraram 27.210 motos acima da velocidade. Segundo Detran, 12% da frota da capital é composta de motocicletas.
Radares-pistola multam média de 232 motociclistas por dia em SP
Foto: g1.globo.com

Radares-pistola adotados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) são usados para multar, a cada dia, uma média de 232 motociclistas nas ruas da cidade São Paulo, de acordo com balanço divulgado pelo órgão. Desde 26 de março, quando as multas por trafegar acima da velocidade permitida começaram a ser aplicadas com ajudas desses equipamentos, até 20 de julho, foram captadas 27.210 infrações.

A operação com os aparelhos começou em 19 de março. Trafegar acima do limite de velocidade é considerada infração gravíssima e é punida com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira.

Atualmente, as motocicletas representam 12% da frota de veículos registrados na cidade, superando a de ônibus e de caminhões. Mas estes radares portáteis também podem ser utilizados na fiscalização de outros veículos automotores, embora a CET afirme que sua utilização é dirigida para veículos de duas rodas.

De acordo com a CET, diariamente os seis radares-pistola são utilizados para fiscalizar de seis a 12 locais em diferentes pontos da cidade, em três períodos distintos. Cerca de 150 agentes de trânsito foram treinados para operar esses aparelhos. Ao todo, a fiscalização vem sendo realizada em 65 pontos da capital com maior incidência de acidentes envolvendo motos. (Veja a lista completa abaixo).

Contrato com empresa
O contrato da CET com a LT Comercial Ltda, empresa com sede em Cotia, na Grande São Paulo, foi assinado no dia 18 de agosto de 2011. A empresa contratada é a responsável pelo treinamento dos agentes de trânsito, assim como pela obrigatoriedade de manter os seis radares-pistola aferidos, segundo o contrato. Por 12 meses de serviço, a CET desembolsou R$ 226.379,52.

Segundo a CET, no treinamento, os agentes foram orientados a apontar o radar portátil na parte traseira da moto, junto à placa para registrar a imagem do motociclista infrator. A imagem só é capturada quando o motociclista excede o limite de velocidade permitido na via.

A CET ressaltou ainda que todas as vias escolhidas para a fiscalização das motos estão devidamente sinalizadas com placas de velocidade e informações de que naquele local existem radares. Antes de entrar em operação, os equipamentos tiveram que passar por homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O objetivo com a utilização deste equipamento é reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo motocicletas. De acordo com dados da CET, no ano passado foram registradas 512 mortes de motociclistas na cidade.

Em 2010, foram registradas 478 mortes de motociclistas vítimas de acidentes. Entre 2005 e 2010, foi registrado um aumento de 46% nas ocorrências que envolvem motocicleta. No mesmo período, a frota deste tipo de veículo cresceu 77% na capital.

O vereador Adílson Amadeu, do PTB, solicitou à Prefeitura de São Paulo o acesso ao contrato firmado pela CET com a LT Comercial. "Quero saber que empresa é essa. Não sei em que país do mundo isso foi usado e se teve efeito positivo. Quero saber quem foi treinado. Por quem foi treinado. Queria conversar com pelo menos 10 agentes que tenham sido treinados. Esse radar pega só motocicleta? E quanto do valor destas multas vai ser destinado para a implementação de educação no trânsito? Enfim, o contrato parece que está tudo às mil maravilhas, mas não responde a estas perguntas", disse.

O artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro diz que a "receita arrecadada com cobrança das multas de trânsito será aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamente, fiscalização e educação de trânsito".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir