Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-08-2012

Hillary pede "compromisso" de Sudão e Sudão do Sul
Para a secretária de estado, nações "continuam intrinsecamente ligadas". Elas devem trabalhar segurança, cidadania e demarcação de fronteiras, diz.
Hillary pede
Foto: g1.globo.com

Os governos do Sudão e do Sudão do Sul devem alcançar um compromisso urgente para resolver suas divergências, já que as duas nações recentemente separadas "continuam intrinsecamente ligadas", disse nesta sexta-feira (3) em Juba a secretária americana de estado, Hillary Clinton.

As duas partes, o Norte e o Sul, "precisarão assumir compromissos para acabar com as divergências" entre elas, disse Hillary depois de um encontro com o presidente sul-sudanês, Salva Kiir.

"É urgente que as duas partes, o norte e o sul, mantenham os esforços e alcancem oportunamente acordos sobre todos os temas pendentes, incluindo a distribuição pela exportação de petróleo, segurança, cidadania e demarcação de fronteiras", disse.

Hillary, a autoridade americana de mais alto escalão que visita o Sudão do Sul desde sua independência, no ano passado, destacou a preocupação do governo de Washington com as violentas disputas com o vizinho Sudão.

De acordo com a secretária de Estado, a mais jovem nação do mundo tem pela frente "significativos desafios" para superar, como "a persistente pobreza em uma terra rica em recursos naturais".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir