Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-08-2012

A poesia do planalto as ondas do mar de Marataízes - Dhiogo José Caetano
Dhiogo José Caetano é de Uruana interior de Goiás; filho de Valdson Caetano Filho e Lucinete José Veloso. Graduado em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás...
A poesia do planalto as ondas do mar de Marataízes - Dhiogo José Caetano

Tem diversos trabalhos e artigos publicados na Web artigo, Recanto das Letras, Jornal o Povo, Jornal o Dia, Jornal Diário da Manhã, Jornal Populacional, Canto dos Escritores, Só Poetas Por Vir, Poetas de Domingo, Overmundo,Cinema é a minha praia , Poetas Livres, Portal Literal e em outras revistas como: Revista Factus, Partes, Revista Varal do Brasil e Hímpeto Editorial. Também faz parte de projetos literários: Nova Coletânia, Rocco, Abralie, Publicações Iara, Encantos do Brasil II da Mandio Editora, Novos Poetas da Editora Videira, Prêmio Valdeck, Editora Celeiro, Tecido Verbal, Editora Literacidade, Poesia Encanta II, III e IV, Canapé, Litteris, Palavras Sem Fronteiras. É colunista: Poetas Brasileiros, Mar de poemas, Sociedade dos Poetas Mortos, Debates Culturais, Tablete Cultural, Amapá Online, Revista Biográfica e outras. Artista revelação 2011 prêmio organizado pela interarte juntamente com Academia de Letras de Goiás, ganhador do prêmio cultural interarte 2012, correspondente da ACLAC Academia Cabista de Letras e Artes, membro da AVSPE Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do Grande ABC, membro da ACLA, Senador da FEBACLA Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, membro dos Confrades da Poesia Amora / Portugal, Cavaleiro da Ordem Soberana e Militar do dever sagrado, Extraordinary Member of the CSLI e Master Sergeant CSLI.Membro correspondente da Academia das Artes,Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo(Academia Marataizense de Letras). O seu objetivo é continuar a caminhada em direção do ensinar e aprender, corroborando para a publicação de diversos textos, livros, artigos, poemas, etc.

Falar da sua poesia, ele escreve bem, tem poesia entranhada na alma, como eu digo a veia de poeta, sua poesia fala sobre seu estado de sua alma, quem quer conhecer este jovem basta ler sua poesia, tem algo que o poeta não consegue iludir sempre, já dizia o Fernando Pessoa "O poeta é um fingidor", o poeta pode iludir sim na sua poesia, mas nunca deixar de transparecer a sua alma sente e acho que nosso ilustradíssimo escritor, também se refere a muitos estágios na alma do escritor.

Eu pessoalmente adoro a forma de como ele escreve a sua poesia, é instantânea, provem do seu intimo e sem medo do que outros vão achar ou julgar, ele é amplo nela, ele viaja, transporta-nos além da sua imaginação e da sua emoção.

Quanto ao Jornalismo, tive lendo alguns trabalhos dele é minucioso, correto nas suas afirmações, vai ao menor pormenor da sua analise, coloca bem as suas palavras, sem mudar ou dar outro rumo a sua história. Vê-se que faz o trabalho de casa direito, quer dizer isto que, ele pesquisa muito e estuda muito. Como um bom jornalista o deve fazer e nesse seu trabalho a imparcialidade é total o que ainda mostra a sua verdadeira qualidade

Vejo que é um defensor de causas humanitárias como a inclusão dos mais pobres e que não tem a voz para se fazer escutar. Preocupa-se também com a exclusão, seja no trabalho como na vida do dia a dia, com as pessoas que são de raças diferentes, ele está em campo e atento e se vê pelos seus trabalhos.

Quanto à política e outros assuntos que fazem parte da vida de um jornalista eu não vou falar, pois desconheço essa parte do Dhiogo. O Dhiogo é realmente um jovem jornalista e muito promissor e daqui a uns anos ainda vamos escutar muito sobre este jovem.

Agora para finalizar aqui no Portal Literal, apenas posso dizer que foi dos colegas que esteve sempre presente, vi nele uma humildade total, nunca foi vaidoso, pronto para ajudar, comentar, dar auto-estima aos colegas.

Em Dhiogo Caetano encontrei mais um talento que, sei, fará muito sucesso ainda na literatura brasileira. Dono de um estilo próprio, ele transmite, como todo poeta, o que lhe vai à alma. Repórter do cotidiano sabe descrever com propriedade os assuntos atuais.
Então, Dhiogo Caetano merece um lugar ao sol na literatura brasileira.
Espalha tua mensagem de amor e de fé é o que digo ao jovem escritor e poeta.
Análise sobre as colaborações de Dhiogo José Caetano no Portal literário

1. Em Até, Dhiogo analisa a participação dos colaboradores do Portal, o que muito me ajudou a me situar como colaboradora.

2. Em Deus e Vosso Filho Jesus, Dhiogo faz uma curta e contundente observação da luta de todos nós, de forma poética.

3. Em A História dos Diversos Liberalismos encontramos uma abordagem sistematizada de tema tão interessante, amparado por trabalho de pesquisa de Dhiogo.

4. Em Ainda que eu falasse um curto desabafo em forma de poema, estilo literário que nem todos, e aqui me incluo, conseguem utilizar.

5. Salário digno aos professores do Brasil revela no jovem Dhiogo a preocupação com o social, com os temas de nossa realidade e sobrevivência. Não poupa esforços ao abordar o tema, valorizando os CIEPs, idealizados pelo prof. Darcy Ribeiro e que, por razões políticas não foram levados à diante num país tão necessitado deles. Dhiogo não aponta soluções, mas demonstra preocupação e a fundamenta numa tentativa de participar dos interesses nacionais ao se lançar na vida, enquanto tantos jovens preferem se concentrar no lazer ao invés de construir o seu futuro.

6. Em As Melhores Coisas do Mundo discorre sobre o filme mostrando seu ecletismo, o interesse variado nos campos do saber humano, nos chamando a atenção para o universo dos jovens digitalizados do séc. XXI e o rito de passagem da adolescência.

7. Em O que passou passou revela poèticamente, a grande qualidade da humildade.

8. Em Relatório do Estágio explica o que é e sua experiência como estagiário, mais uma vez em texto longo que não economiza seu esforço.

9. Alvarinda é um lindo elogio. Ainda há jovens, como Dhiogo, que valorizam a experiência do idoso.

10. Minha vida na outra vida é um convite ao tema abordado.

11. A doação de livros revela a vontade de participar dos projetos sociais.

12. Sua participação de presença no livro "Palavras sem Fronteiras" o insere no esforço de crescimento pessoal.

13. Idem para Encantos do Brasil II.

14. A coragem para ser feliz mostra um Dhiogo pouco interessado em se deixar abater pelas dificuldades da vida.

15. Casinha Verde denota a sensibilidade do autor diante de tema que toca a todos nós: O aconchego do lar.

16. Amor, Amoroso Amor, a veia poética de Dhiogo cuja temática é a necessária relação amorosa.

17. Enigmas de um Crime trás seu comentário ao filme revelando sua capacidade latente como jornalista.

18. Belos Versos – Odisséias, poesia.

19. O nome da Rosa – Um longo comentário, com apoio de pesquisa demonstrando o interesse pelo saber humano.

Dhiogo é um jovem praticamente em início de carreira que mostra versatilidade em seus textos, interesse em tudo o que se relaciona com a cultura e o aprendizado e uma vontade de lutar, se esforçar e vencer que é preciso estimular nos jovens de nosso país, sujeitos a se deixarem levar por caminhos alienantes e de descrença com o sistema.

Dhiogo merece a alcunha de O Pensador.

Jovem historiador e escritor Dhiogo e a esperança da literatura brasileira e mundial; tenho dito que felizmente hoje ainda há jovens com pensamentos positivos, com a mente e as ações voltadas para uma avaliação mais definida da vida, da existência humana,preocupado com o processo social em que uma juventude ao longo das décadas vem se alienando,voltando-se mais para o campo do envolvimento com drogas ilícitas que prejudicam o pensar, que fazem o individuo transitar entre o nada e a loucura absoluta passando pelo cometer crimes dos tipos mais variados, principalmente o crime contra si mesmo.

Contrário a essa realidade que transforma o jovem em peso morto da história, o jovem historiador e escritor Dhiogo José pleiteia avançar na sua história de vida participando da atividade jornalística como repórter ou como colunista ou mesmo cronista do cotidiano, o que sem sombra de dúvidas seria muito interessante para as duas partes, ou seja, para Dhiogo e os Jornais com os quais deseja trabalhar.

Pela sua dinâmica de vida, pelo seu desejo de contribuir para que muitos percebam a importância do jovem participar da sociedade como sujeito, como ator social, é que acredito que o jovem Dhiogo Caetano, deve receber a oportunidade de colaborar jornalisticamente com o diário de sua cidade, ou semanário que seja, permitindo que o mesmo possa escrever que sejam uma vez por semana, as suas crônicas, poemas, os seus contos, seus artigos baseados em fatos históricos ou mesmo artigos com base no dia a dia que vivenciamos; para que a sua capacidade de jovem intelectual esteja a serviço da literatura mais abrange e mais popular, como o jornal, TV e outros meios de comunicação

Desejo sucesso a você, Dhiogo, que ainda tem um longo caminho a percorrer e demonstra disposição para fazê-lo.

É o que desejamos também ao nosso Dileto confrade correspondente Poeta Dhiogo,diretamente do Planalto as ondas do mar de Marataízes-ES,empossado em nossa Academia no dia 14 de julho de 2012.Com certeza um orgulho para a literatura nacional.











Agremiações.



Obra literária de Dhiogo.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir