Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2012

Premiê sírio foge para a Jordânia e se une à oposição, diz porta-voz
Anúncio foi veiculado na rede de TV Al Jazeera nesta segunda. TV oficial da Síria disse que primeiro-ministro havia sido destituído.
Premiê sírio foge para a Jordânia e se une à oposição, diz porta-voz
Foto: g1.globo.com

O primeiro-ministro sírio Riyad Hijab desertou da administração do governo do presidente Bashar al-Assad e se uniu à oposição, afirmou um porta-voz na segunda-feira (6), em uma transmissão na televisão Al Jazeera. Mais cedo, a televisão oficial síria afirmou que ele havia sido destituído de seu cargo.

"Eu anuncio hoje minha deserção do regime assassino e terrorista e anuncio que me uni ao grupo da revolução da liberdade e dignidade. Eu anuncio que a partir de hoje sou um soldado nesta abençoada revolução", afirmou Hijab em um comunicado lido em seu nome pelo porta-voz.

De acordo com o representante, Hijab está em um lugar seguro. Segundo o Conselho Nacional Sírio, opositor ao regime de Bashar al Assad, além do premiê também desertaram dois ministros e três oficiais do exército. A família de Hijab foi para a Jordânia com ele.

"Hijab, membros de sua família, dois ministros e três oficiais do exército cruzaram a fronteira na noite passada graças à coordenação entre a oposição síria e o [rebelde] Exército Sírio Livre [ESL]", afirmou Jalid Zein al-Abedin, membro do opositor Conselho Nacional Sírio.

A fuga do premiê foi uma das deserções de maior visibilidade do círculo político e militar do presidente Bashar al-Assad. No domingo, a televisão Al Arabiya relatou que um alto oficial da inteligência síria também havia desertado para a Jordânia.

Hijab, um muçulmano sunita da província de Deir al Zor, também sunita, pertencia ao aparato do partido da situação, o Baath.

A televisão estatal disse que Omar Ghalawanji, que era o vice-primeiro-ministro e também ministro da administração local, comandaria temporariamente um governo provisório.

Assad havia apontando Hijab, ex-ministro da Agricultura, como primeiro-ministro em junho, após as eleições parlamentares que vieram depois de quase um ano de protestos violentos contra o governo de Assad.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir