Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2012

Servidores em greve ocupam prédio da reitoria da Universidade de Brasília
Sindicato pede aumento do piso salarial e melhorias no plano de carreira. Decana diz que movimento é legítimo e tem o respeito da reitoria.
Servidores em greve ocupam prédio da reitoria da Universidade de Brasília
Foto: g1.globo.com

Servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) ocuparam, na manhã desta segunda-feira (6), o prédio da reitoria da instituição. Todas as entradas do edifício foram bloquedas com carros, cadeiras, faixas e fitas.

A decana de gestão de pessoas da UnB, Gilca Starling, afirmou que o movimento é legítimo. "Nós estamos acompanhando o movimento e o respeitamos. Esta é a posição da reitoria", disse Gilca. Segundo a decana, já houve negociação com o grupo no início da manhã desta segunda. A previsão é que eles permaneçam no local o dia inteiro.

Representantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) se reúnem, na tarde desta segunda, com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para tratar do movimento grevista nacional da categoria.

"Caso eles [servidores da UnB] decidam continuar com a ocupação amanhã [terça], vamos discutir que áreas do prédio serão abertas para não dificultar o trabalho em alguns setores", afirmou Gilca.

Os servidores da instituição estão em greve desde o dia 11 de junho. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), entre as principais reivindicações da categoria, estão o piso salarial de três salários mínimos, melhorias no plano de carreira e paridade no vencimento de servidores ativos e inativos.

O coordenador-geral do Sintfub, Antônio Guedes, disse ao G1 que a ocupação da reitoria deverá continuar até o momento da reunião com o governo, quando o grupo deverá seguir para o Ministério do Planejamento. "Temos o menor piso salarial do executivo e há dois anos não temos nenhum reajuste. Pedimos 22,08% de aumento para toda a categoria, como parte da pauta geral do serviço público", declarou.

Professores
Na última segunda-feira (30), os professore da Universidade de Brasília decidiram manter a paralisação iniciada no dia 21 de maio. Por 259 votos contra 54, os docentes rejeitaram a nova proposta apresentada pelo governo federal no dia 24.

Pela nova proposta, anunciada pela Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), o reajuste mínimo passaria de 12% para 25%; o máximo, para professores com titulação maior e em dedicação exclusiva, permaneceria em 40%, além dos 4% já concedidos pelo governo por meio de medida provisória.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir