Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2012

Tempestades causam 13 mortes na China
Mais de 700 pessoas ficaram feridas, segundo ag�ncia oficial. Em Xangai, 200 mil pessoas foram deslocadas por chegada de tuf�o.
Tempestades causam 13 mortes na China
Foto: g1.globo.com

Treze pessoas faleceram e tr�s est�o desaparecidas ap�s a queda de fortes chuvas na cidade de Shiyan, na prov�ncia de Hubei (centro da China), durante o fim de semana, informou nesta ter�a-feira (7) a ag�ncia oficial de not�cias "Xinhua".

As tempestades, que em seu n�vel m�ximo ultrapassaram precipita��es de 400 mil�metros, deixaram 725 feridos, afetaram 120 mil fam�lias e causaram danos no valor de US$ 124 milh�es.

Al�m disso, os servi�os de telecomunica��es ficaram suspensos durante 15 horas.

O grupo de resgate continua a busca pelos desaparecidos, enquanto as autoridades locais dirigem os trabalhos de repara��o.

Ao longo da �ltima semana, diversas prov�ncias chinesas sofreram os efeitos dos tuf�es Damrey e Saola, que causaram pelo menos 14 mortes no pa�s.

A China permanece alerta � espera de um terceiro tuf�o, o Haikui, que chegar� � cidade de Taizhou, na prov�ncia oriental de Zhejiang, entre esta ter�a e a quarta-feira (8).

A cidade de Xangai deslocou preventivamente 200 mil de seus mais de 23 milh�es de habitantes diante da chegada do tuf�o, que poder� ser o primeiro capaz de afetar consideravelmente a capital econ�mica do pa�s desde 2005.

"Xangai se livrou de d�zias de tuf�es nos �ltimos anos, mas esse poder� ser o primeiro a representar um desafio real desde 2005", alertou o vice-prefeito de Gest�o e Planejamento Urbano, Shen Jun, segundo o di�rio oficial "Shanghai Daily".

No entanto, "ainda h� alguma incerteza sobre sua rota", pelo que ainda "� dif�cil estimar a influ�ncia que ter� na cidade", o cora��o econ�mico e comercial do gigante asi�tico, assinalou o subdiretor do Observat�rio Central do Escrit�rio de Meteorologia de Xangai, Yao Jianqun.

Por enquanto, 205 navios na cidade receberam a ordem de retornar ao porto mercante mais movimentado do mundo, o de �guas profundas de Yangshan, perante a previs�o de ondas entre seis e nove metros hoje na zona.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir