Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-08-2012

Brasileiros descobrem nova proteína em plantas e a batizam de ‘Samba’
Pesquisa foi feita em parceria entre cientistas brasileiros e belgas. No futuro, descoberta pode ser usada para ajudar na agricultura.
Brasileiros descobrem nova proteína em plantas e a batizam de ‘Samba’
Foto: g1.globo.com

Cientistas brasileiros e belgas descobriram uma proteína que controla o ciclo de vida das células de plantas. A descoberta foi descrita em uma edição avançada da revista PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, divulgada nesta segunda-feira (6). A proteína foi batizada de "Samba", em homenagem dos pesquisadores belgas à participação brasileira no projeto.

A Samba é parte de um "grupo" de 13 proteínas responsável por controlar o ciclo celular de todos os organismos complexos. Esse grupo é encontrado tanto em plantas quanto animais. O objetivo dos cientistas era identificar quais dessas proteínas eram exclusivas das plantas. Foi investigando isso que eles encontraram a Samba.

"É uma proteína única e exclusiva das plantas, que não conhecíamos antes", explicou ao G1 o professor de bioquímica Paulo Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos autores do estudo. A pesquisa é fruto do trabalho de pós-doutorado da brasileira Núbia Eloy, que no momento atua na Bélgica.

A função da proteína Samba no ciclo celular é determinar quais partes da célula devem ser destruídas.

"Ela age como se fosse um selo ou um carimbo, marcando o que vai ser destruído", conta Ferreira.

Quando ela não funciona, as plantas crescem não apenas mais, mas mais rápido.

"Quando a proteína era desativada, a gente percebeu que as plantas se desenvolviam mais. Ou seja, ela tem uma ação inibidora do crescimento", afirmou o cientista.

A descoberta pode render avanços importantes na área da agricultura no futuro e foi patenteada pela UFRJ e pela universidade belga. "Sem ela, você produz mais e mais rápido, o que diminui os riscos e gastos com a plantação. Seria uma aplicação muito interessante", disse ele.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir