Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-08-2012

Julgamento de PMs filmados atirando em adolescente começa em Manaus
Dois dos cincos PMs envolvidos no crime estão sendo julgados hoje. Advogados dos acusados afirmam que filmagem não é prova de crime.
Julgamento de PMs filmados atirando em adolescente começa em Manaus
Foto: g1.globo.com

O julgamento dos dois soldados da Polícia Militar do Amazonas acusados de atirar em um adolescente em agosto de 2010 teve início na manhã desta terça-feira (7) no Fórum Henoch Reis, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Os dois PMs não recorreram às acusações e, por isso, estão sendo julgados antes dos outros três policiais envolvidos no crime. O juiz Mauro Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri Popular do Estado do Amazonas, preside o julgamento e prevê que o júri dê o verecdito às 17 horas da tarde desta terça.

O advogado Glen Wilde do Lago Freitas defende o policial que efetuou dois disparos contra o menor. Segundo o defensor, o vídeo com as imagens dos tiros atingindo o adolescente não são provas do crime.

"Não há provas concretas de tentativa de homicídio. O laudo da Polícia Federal e o depoimento de testemunhas comprovam que a gangue atirou nos policiais. Inclusive, há um vídeo feito pelo Ciops [Centro Integrado de Operações de Segurança] a ser apresentado hoje no júri que mostra isso", disse o advogado. "Os PMs colocaram o menor na viatura e o deixaram no hospital quatro minutos depois. O que existe comprovado nos autos é, no máximo, uma lesão corporal e talvez um abuso de autoridade", defendeu Glen Wilde.De acordo com o advogado Damião Ferreira Lisboa, que defende o outro PM, acredita que o caso vai ficar na história da justiça do Amazonas. "Este julgamento de hoje é certamente um marco na história, porque pela primeira vez os jurados vão ver as cenas do fato. Não houve troca de tiros, de acordo com a visão do Ministério Público, mas a testemunha viu que a arma estava com o adolescente", ressaltou o advogado.

Já para o promotor Ednaldo Medeiros, os dois réus são os principais acusados desse crime. "Com base nas imagens que o Ministério Público recebeu instarou o procedimento, apurou, ouviu testemunhas, concluiu e denunciou os militares que, fardados, utilizaram de forma incorreta as funções e atentaram contra a vida do adolescente. Os dois que aparecem nas imagens, são os principais acusados dessa sentença", finalizou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir