Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2012

Porto Velho tem mais de 12 focos de incêndio por dia, segundo Bombeiros
Sema já registrou em julho mais de 150 autuações contra fogo urbano. Últimos três dias foram os piores, diz Ibama e Bombeiros.
Porto Velho tem mais de 12 focos de incêndio por dia, segundo Bombeiros
Foto: g1.globo.com

O Corpo de Bombeiros de Porto Velho tem registrado diariamente em torno de 12 focos de incêndio urbano e em áreas verdes na capital; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) já realizou 150 autos de infração contra incêndio urbano com ênfase à quintais de residências. De acordo com os órgãos de controle e fiscalização o último fim de semana, de 3 a 5 de agosto, teve os piores registros.

O tenente coronel Felipe Santiago Chianca, coordenador de Operação de Ensino e Instrução dos Bombeiros, comenta que desde abril, quando o período de estiagem começou, os focos de incêndio estavam controlados, com uma baixa de 55% em comparação ao mesmo período de 2011.

"Mas neste fim de semana, de 3 a 5 de agosto, o número de registros aumentou muito. Ainda não fechamos uma porcentagem, mas dá para perceber o aumento quando vemos que o número de ocorrências está girando em torno de 12 por dia. O que tem agravado essa situação é o forte calor e tempo seco, por isso as pessoas aproveitam para colocar fogo em lixo e nos terrenos baldios para retirar a vegetação alta", explica o tenente Felipe.Segundo ele, o efetivo do Corpo de Bombeiros não é suficiente para atender a demanda da capital. "Por isso, estamos contando a partir de amanhã (8) com a ajuda de mais 16 bombeiros voluntários, ou seja, aqueles que estariam de folga vão trabalhar com remuneração em dois turnos com oito homens cada, para atender tanto os focos de incêndio quanto as ocorrências de trânsito", diz Felipe.

Queimou, tem que pagar

O secretário adjunto da Sema, Flávio Moraes, enfatiza que a prefeitura está atuando de forma efetiva para o controle de focos de incêndio urbano. "As pessoas precisam se conscientizar que a queimada é algo inaceitável, que traz prejuízos à saúde da população. Para quem não tem consciência disso, estamos aplicando multas que vão até R$ 2,8 mil", diz o secretário.

Órgãos de fiscalização

Nesta terça-feira (7), os órgão de fiscalização e combate às queimadas como o Corpo de Bombeiros, a Sema, a Secretaria de Estado do Desenvolvimetno Ambiental (Sedam), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Batalhão de Polícia Ambiental se reuniram para definir estratégias de combate e prevenção.O comandante dos Bombeiros, coronel Lioberto Caetano, diz que é preciso que cada órgão se responsabilize por suas obrigações, agindo de forma firme perante a população, fiscalizando e punindo infratores.

A superintendente substituta do Ibama, Melissa de Oliveira Machado, conta que a responsabilidade do órgão é atuar na prevenção e combate de incêndios florestais, mas a demanda está tão alta que chegam a receber denúncias de incêndios urbanos. "Neste caso informamos ao órgão responsável", explica Melissa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir