Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Embaixadores da UE farão reunião de emergência sobre Belarus
Embaixadores da União Europeia realizarão na sexta-feira uma reunião de emergência em Bruxelas para analisar a crise criada pela expulsão dos diplomatas suecos de Minsk, informou uma fonte diplomática europeia.
Embaixadores da UE farão reunião de emergência sobre Belarus
Foto: afp.com

"Haverá uma reunião de emergência dos embaixadores da UE para decidir as medidas apropriadas", disse a fonte, que pediu o anonimato.

Sébastien Brabant, um porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, apenas comentou que a situação em Belarus será discutida durante uma reunião extraordinária dos embaixadores da UE, mas não forneceu outros detalhes.

O governo de Belarus chamou de volta seus diplomatas na Suécia e expulsou os representantes suecos em Minsk, acusando o governo de Estocolmo de ter "optado pelo agravamento das tensões" nas relações bilaterais.

Belarus havia expulsado inicialmente o embaixador sueco, mas nesta quarta-feira estendeu a sanção a todas as representações suecas.

Segundo a chancelaria de Belarus, a Suécia não apenas tinha retirado o visto de residência dos diplomatas bielorrussos em Estocolmo, como também rejeitou o novo embaixador proposto por Minsk.

"A parte bielorrussa se vê assim obrigada a chamar o conjunto de seus diplomatas na Suécia e repatriá-los", afirmou a chancelaria.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir