Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Para salvar Petrobras, governo sinaliza que pode aumentar gasolina na bomba
De acordo com o ministro Edison Lob�o, o que est� dividindo a decis�o do governo � a preocupa��o com a infla��o
Para salvar Petrobras, governo sinaliza que pode aumentar gasolina na bomba
Foto: aloprimavera.com.br

Ministro de Minas e Energia, Edison Lob�o, afirmou nesta quarta-feira que n�o "v� nenhum outro instrumento que n�o seja o reajuste" do pre�o da gasolina para salvar a Petrobras, ap�s o preju�zo de R$ 1,3 bilh�o da petrol�fera no segundo trimestre.

De acordo com Lob�o, o que est� dividindo a decis�o do governo � a preocupa��o com a infla��o. "O reajuste � necess�rio, h� nove anos que n�o se faz um reajuste na bomba." O que o governo tem feito � reduzir a Contribui��o de Interven��o no Dom�nio Econ�mico (Cide), imposto cobrado na opera��o de venda da gasolina nas refinarias e distribuidores e que foi zerado.

"O aumento � uma avalia��o que vem sendo feita entre o Minist�rio da Fazenda e Minas e Energia, mas � algo que n�o est� decidido", ressaltou. Um reajuste na gasolina, na opini�o do ministro, tamb�m seria bom para ajudar um aumento na produ��o de etanol, o que futuramente compensaria o pre�o da gasolina maior. "Precisamos ajudar o etanol porque temos a necessidade de produzir cada vez mais e os produtores se queixam dos pre�os baixos, exatamente em raz�o do pre�o da gasolina, que tamb�m � baixo", disse.

O ministro disse ainda que o governo gostaria de esperar mais para realizar novo reajuste nos combust�veis, mas que isso pode n�o ser poss�vel, j� que a eleva��o autorizada em 22 de junho (de 7,83% na gasolina e de 3,94% no diesel) n�o foi suficiente para cobrir as necessidades da petroleira.

"A orienta��o para esperar mais um pouco sempre existe, mas a orienta��o �s vezes se choca com a necessidade. O governo gostaria de esperar mais um pouco, mas a necessidade � t�o grande que o governo pode ter que ceder", afirmou.



Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir