Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Inpe lança novo sistema de monitoramento meteorológico
Lançamento está sendo feito em Cachoeira Paulista e Brasília. Programa vai integrar informações com a Defesa Civil Nacional.
Inpe lança novo sistema de monitoramento meteorológico
Foto: g1.globo.com

Um Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais está sendo lançado nesta quarta-feira (8) no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista. Simultaneamente o lançamento acontece em Brasília, onde o evento conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT).

Os sinais de monitoramento de todo o país, como dados de temperatura, velocidades dos ventos e possíveis quedas de encostas serão enviados para a Sala de Situação, onde é feito o controle das informações. Quando algum problema for detectado, um alerta para a Defesa Civil Nacional é disparado e em seguida repassado aos municípios atingidos.

Atualmente, o programa monitora 169 cidades do país. Três delas são da região: Campos do Jordão, Caraguatatuba e Ubatuba. A partir de 2013, o número deve ser ampliado para 300 cidades do Brasil e mais cinco do Vale do Paraíba: São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Cunha e Ilhabela.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir