Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Motoristas de vans escolares fazem protesto pelas ruas de São Carlos, SP
Eles pedem uma atualização da lei de transporte escolar, feita em 2004. Condutores reclamam da falta de fiscalização das vans clandestinas.
Motoristas de vans escolares fazem protesto pelas ruas de São Carlos, SP
Foto: g1.globo.com

Motoristas de vans de transporte escolar de São Carlos (SP) fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (8) pelas ruas da cidade. Eles pedem a atualização da lei de transporte escolar, feita em 2004, e a fiscalização das vans clandestinas.

Cerca de 40 motoristas participaram do protesto. Segundo eles, a lei privilegia os ônibus escolares e cobra taxas maiores para a legalização das vans. Também houve reclamação sobre a falta de espaço reservado para estacionamento das vans em frente às escolas.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de São Carlos, Rosué Donato, a Prefeitura de São Carlos obedece às normas da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). "As taxas normalmente são pagas por uma fiscalização feita pelo Ciretran e dependem de regulamentação estadual e não municipal", afirmou o secretário. A cidade possui aproximadamente 120 vans autorizadas a funcionar como transporte escolar. "É feita uma fiscalização rotineira e no momento estamos no processo de recadastramento de todas as vans", explicou Rosué Donato.

Sobre o espaço para estacionamento das vans em frente às escolas, o secretário disse que eles existem, porém são disputados também pelos pais que vão buscar os filhos na aula. "Normalmente nós reservamos parte das vagas para as vans e parte para os pais em área de carga e descarga para que eles também possam pegar seus filhos com segurança".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir