Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Governo do Irã organiza reunião sobre crise na Síria
Representantes de cerca de 12 países devem participar do encontro. Reunião ocorre nesta quinta-feira (9) em Teerã.
Governo do Irã organiza reunião sobre crise na Síria
Foto: g1.globo.com

O governo do Irã, principal aliado regional do governo sírio, organiza nesta quinta-feira (9) em Teerã uma reunião de consultas sobre a crise na Síria, da qual deverão participar representantes de vários países.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, cerca de doze países da Ásia, África e América Latina devem participar no encontro. Segundo ele, são países que "possuem posições realistas" sobre a crise síria.

A lista dos países convidados não foi oficialmente divulgada.

Sabe-se, no entanto, que o representante da Síria não estará presente, segundo informou a chancelaria síria. Kofi Annan, que recentemente renunciou ao papel de enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, também declinou de participar.

Salehi sugeriu que o governo do Irã tentará reviver o plano de paz de Annan.

A Rússia, outro aliado fundamental da Síria, estará representada por seu embaixador em Teerã.

O presidente sírio, Bashar al Assad, recebeu na terça-feira (7) seu aliado iraniano, Said Jalili, emissário do Guia Supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, quando afirmou que está decidido a arrasar a rebelião contra seu regime.

Assad e Jalili examinaram "as relações bilaterais entre a Síria e a República Islâmica do Irã, assim como a situação na região", indicou a televisão.

Jalili afirmou claramente que o Irã permanecerá ao lado do regime sírio diante de quem quiser quebrar a Síria, elemento fundamental da "resistência contra os Estados Unidos e Israel".

"O Irã jamais permitirá que se quebre o eixo da resistência da qual a Síria é um pilar fundamental", afirmou durante sua reunião com Assad.

"A situação na Síria não é uma crise interna, e sim um conflito do eixo da resistência nesta região" contra Israel e Estados Unidos, acrescentou Jalili.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir