Categoria Policia  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Fiscalização minuciosa da Polícia Federal causa fila no aeroporto do ES
Agentes da Polícia Federal do Espírito Santo fazem revistas minuciosas nas bagagens dos passageiros que estão no aeroporto de Vitória, na manhã desta quinta-feira (9).
Fiscalização minuciosa da Polícia Federal causa fila no aeroporto do ES
Foto: g1.globo.com

A ação faz parte da greve da categoria iniciada na última terça-feira (7) que reivindica aumento salarial e um plano de reestruturação de carreira. A "Operação Padrão", como foi chamada, não tem previsão para terminar e já causa filas na área de embarque e reclamações entre passageiros. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nenhum voo foi cancelado ou apresentou atrasos.

A ação dos agentes acontece desde às 6h na área de embarque do Aeroporto Eurico de Aguiar Sales. "Queremos mostrar insegurança dos aeroportos do Brasil e chamar a atenção do governo que não presta atenção para isso. Reforçamos o números de policiais que fazem a revista, normalmente são dois, mas hoje são oito realizando os trabalhos e é assim que deveria ser", destacou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do estado, Marcus Firme.

Com a paralisação das atividades dos agentes, papiloscopistas e escrivães a emissão de passaporte e as investigações estão suspensas por tempo indeterminado. De acordo com sindicato da categoria, no estado apenas 30% dos policiais estão trabalhando normalmente

Delegados
Os 24 delegados federais do Espírito Santo aderiram cruzaram os braços por um dia, nesta quarta-feira (8), de acordo com a Polícia Federal. A categoria reivindica recomposição salarial e o aumento do número de servidores que atuam na segurança dos portos e do aeroporto do estado. Nesta quarta, houve uma manifestação em frente a sede da superintendência do órgão, no bairro São Torquato, em Vila Velha.

Para o diretor regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Leonardo Rabelo, o governo federal deveria dar mais atenção à categoria. "Só estamos pedindo a recomposição salarial. A última que nós conseguimos foi em 2007, isso é um absurdo. O trabalho que nós realizamos é muito importante e o governo deveria reconhecer", disse.

Agentes
Desde terça-feira (7), 300 agentes, escrivães e papiloscopistas entraram em greve por tempo indeterminado. "A Polícia Federal tem o dever de fiscalizar os produtos que chegam por mar ou por terra, mas a quantidade de servidores é muito pequena para atender a demanda. Nesta quarta, a nossa intenção é fazer uma vistoria rigorosa. A fiscalização é precária e por isso o nosso aeroporto e os nossos portos não apresentam segurança nenhuma", disse, nesta quarta, o presidente do sindicato, Marcus Firme.

De acordo com Marcus Firme, a categoria já conversou com o governo federal reivindicando a reestruturação de carreira, reajuste salarial e a revisão das atribuições, mas até o momento o governo não sinalizou. Os policiais aguardam uma reunião com o ministro da Justiça nesta quarta-feira, em Brasília.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir