Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Seca leva governo do Acre a decretar situação de emergência
Secretário afirmou que o nível do rio está descendo cerca de 3 cm ao dia.
Seca leva governo do Acre a decretar situação de emergência
Foto: tribunahoje.com

O governo do Acre decretou situação de emergência na área de oito municípios - incluindo a capital, Rio Branco - que recebem água tratada ou são banhados pelo rio Acre. O nível do rio baixou bruscamente em decorrência da seca. O fenômeno ocorre cinco meses após a inundação que afetou boa parte dessas cidades.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgar de Deus, o nível do rio - atualmente de 2,08 metros - está descendo cerca de 3 cm ao dia. A expectativa é que chova no Estado apenas a partir de 15 de outubro.

"Em 15 dias, o rio estará com mesmo nível do ano passado, mas um mês antes. Em setembro de 2011 chegamos a 1,50 metro, registrando o menor volume de água dos últimos 40 anos. É uma situação preocupante", afirmou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel José de Jesus Oliveira, afirmou que existe um plano de contingência caso a seca prejudique o abastecimento de água, como a utilização de carros-pipa para abastecer prédios públicos, escolas, creches e hospitais.

"Em casos extremos, poderemos criar barragens com sacos de areia para criar poços, evitando a falta d’água. Precisamos chamar a população para economizar água, pois não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar depois do almoço varia de 18% a 20%, medida de deserto", disse o coordenador da Defesa Civil.

O superintendente do Depasa (Departamento de Pavimentação e Saneamento), Felismar Mesquita, afirmou que o decreto ajudará a trazer recursos federais para a aquisição de bombas flutuantes para retirar água da calha do rio Acre, evitando o desabastecimento.

A maioria das cidades afetadas pela seca também foram atingidas pela inundação de fevereiro e março, como Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre, além de Bujari e Senador Guiomard.

Fonte: tribunahoje.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir