Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-08-2012

OS FOFOQUEIROS SEM FREIO DO PERÍODO ELEITORAL II
Faça-se diferença, sociedade. Seja a diferença, sociedade.
OS FOFOQUEIROS SEM FREIO DO PERÍODO ELEITORAL II

No mês de fevereiro, desse ano, fora publicado um artigo que tratava de uma artimanha política bastante utilizada nessa época do ano: A fofoca. O objetivo do artigo, então, era simplesmente o de refletir acerca dos alvos da fofoca no período eleitoral, naquela oportunidade, personalidades emergentes com perfil crítico e fala contundente. Dessa forma, argumentou-se que quem produz a fofoca, utiliza da articulação maquiavélica, nos bastidores, para divulgar um tipo de informação inofensiva e vazia (para o próprio grupo), mas com cunho pessoal e calunioso, de modo a gerar uma grande comoção social.

Pois bem, como se trata de um tema que dificilmente se esgotará, gostaria de refletir novamente sobre a temática, mas desta vez, com foco em outro tipo de fofoca: A fofoca do desespero!

No artigo anterior, afirmara que o período eleitoral é um período cheio de sacanagem, no bom sentido é claro. É um falando mal do outro e o outro falando mal do um. É um salseiro tremendo.

Tem-se ouvido muitas fofocas nas ruas a respeito da candidatura do PSB em Itapemirim, desde o início dos trabalhos para fechamento do megabloco, noticiado várias vezes na imprensa.

Inicialmente, falava-se que o megabloco se dissolveria e que cada partido caminharia isoladamente. Pura fofoca! O megabloco é a maior aliança suprapartidária de Itapemirim, hoje se transformou na coligação "100% Itapemirim" composta pelos partidos: PSB/PSDB/PV/PSC/PT/PP/PTN/PR/PDT. Este megabloco agrega, ainda, candidatos de siglas não coligadas e outras coligadas.

Depois, um famoso grupo político, soltou uma coisinha (fofoquinha), afirmando que O GOVERNADOR CASAGRANDE JAMAIS PERMITIRIA QUE O PSB DE ITAPEMIRIM LANÇASSE CANDIDATO. Oh fofoca danada! Dr. Luciano é candidatíssimo, prova disso, fora o lançamento da sua campanha, que contou com a mobilização em massa do povo de Itapemirim.

Para não perder o hábito (muito feio por sinal), novamente lançou-se às ruas a notícia deletéria de que Dr. Luciano governaria sob a batuta de Ferraço & Cia. Afirmava-se, por aí, que Ferraço teria lançado o candidato da situação e o candidato da oposição, falava-se que Dr. Luciano não é de Itapemirim, etecetera e tal. Oh! Que salseiro.

Afirmava-se, aos ventos, que os Becharas voltariam a dominar o poder.

Caro leitor, veja só como a fofoca é utilizada para manipular as informações. Querem saber o que realmente ocorre? Basta caminhar nas ruas e ouvir o que a população fala, basta dar a oportunidade do contraditório, basta oportunizar ao outro lado defender-se, expor a verdade.

Segue um pequeno início:

1 – O grupo que domina o poder em Itapemirim fez questão de eliminar as principais lideranças dos processos de tomada de decisão. Prova disso é o fato de a oposição ter-se avolumado em 9 partidos e mais de 70 candidatos a vereador, lançando Prefeito e Vice.

2 – Dr. Luciano é Médico Pediatra em Itapemirim desde 1991. São 21 anos trabalhando em Itapemirim, como Servidor Público Municipal Efetivo e sindicalizado.

3 – É uma covardia muito grande imprimir culpa a alguém que, em 1997, tinha apenas 11 anos de idade. João Bechara Netto é candidato a vereador e sofre até hoje com a perseguição. Pessoas maldosas culpam um rapaz que na época sequer sabia quem era o Prefeito de Itapemirim. Uma covardia tremenda.

4 – Dr. Luciano é filho de Waldir Alves, eterno Prefeito de Itapemirim. Nascido, criado e banhado nas águas do Rio Itapemirim.

Vê-se que o desespero, o medo de perder o poder, força alguns cidadãos a intensificar a ação e criação de fofocas. Poder-se-ia, inclusive, nominar este fenômeno: fofoca do desespero, ou síndrome da fofoca politiqueira.

Vê-se que pessoas postam notícias nas redes sociais, fazendo afirmações, como: "vamos fazer uma campanha limpa, sem agredir ninguém" ou "não vamos perder tempo falando deles". Quanta hipocrisia.

A bem da verdade, essas mesmas pessoas estão mais preocupadas em difamar o outro do que falar pelo outro. Sabe por quê? Porque todo Itapemirim conhece a história dos políticos antigos. Sabem o que fizeram e o que não fizeram. Por outro lado, tentam minimizar o candidato da oposição (Dr. Luciano). Mas nas ruas ouvimos o povo clamar por mudança!

É claro como um dia de sol que a FOFOCA NUNCA VAI DEIXAR DE EXISTIR, COMO TODO FENÔMENO SOCIAL. O que não deveria haver, neste caso, é ELEITOR VOTANDO em FOFOQUEIRO.

Cabe à sociedade REPUDIAR ESSES FOFOQUEIROS MARMANJOS DE BARBA NA CARA.

É IMPERATIVO REPUDIAR PESSOAS CAPAZES DE MANIPULAR UMA INFORMAÇíO E ACUSAR, SEM PROVAS, OU FUNDAMENTO UM SER HUMANO.

Faça-se diferença, sociedade. Seja a diferença, sociedade.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir