Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Mulher de Bo Xilai assume culpa por assassinato em julgamento
O julgamento de Gu Kailai, esposa do ex-l�der pol�tico chin�s Bo Xilai, acusada de assassinato, terminou nesta quinta-feira em um tribunal de Hefei, no leste da China, sem que at� o momento o veredicto tenha sido anunciado.
Mulher de Bo Xilai assume culpa por assassinato em julgamento
Foto: noticias.terra.com

O porta-voz do tribunal, Tan Yigan, informou em entrevista coletiva que, durante a audi�ncia, Gu "n�o mostrou obje��es" � acusa��o por "assassinato premeditado" do empres�rio brit�nico Neil Heywood, um amigo da fam�lia morto em novembro do ano passado.

Durante o julgamento, no qual tamb�m estava sendo processado o assistente da fam�lia, Zhang Xiaojun, o tribunal exibiu as provas e a acusada confirmou sua veracidade, disse Tan. Na audi�ncia, acrescentou o porta-voz, Gu foi identificada como a autora intelectual do assassinato e Zhang como executor.

A esposa do deposto chefe do Partido Comunista da China na cidade de Chongqing, Bo Xilai, aparentava estar em "um bom estado de sa�de", indicou o porta-voz. "Est� claro que sua atua��o (de Gu e Zhang) viola o direito penal e t�m responsabilidades", ressaltou.

Embora pare�a claro que o veredicto ser� de culpabilidade, as autoridades do tribunal apontaram que a senten�a n�o ser� divulgada por enquanto e ser� preciso esperar um momento posterior.

O julgamento contra Gu e Zhang come�ou �s 8h30 locais (21h30 de ontem de Bras�lia) no meio de uma grande expectativa internacional. � audi�ncia a portas fechadas foi permitido o acesso de dois diplomatas brit�nicos.

Os analistas consideram que a condena��o ser� a morte - o homic�dio � um dos crimes castigados com a pena capital na China -, mas de forma revers�vel, uma figura legal que permite comutar essa senten�a por uma de pris�o perp�tua se o r�u demonstrar bom comportamento durante um per�odo determinado.

Com isso, as autoridades buscam p�r fim ao que foi o maior esc�ndalo dos �ltimos tempos na pol�tica chinesa, dois meses antes do Congresso do Partido Comunista da China, no qual se renovar� toda sua c�pula, um processo que ocorre a cada dez anos.

Antes de cair em desgra�a no �ltimo m�s de abril, era certo que Bo Xilai, at� ent�o chefe do Partido Comunista na populosa cidade de Chonqing e um dos pol�ticos mais populares do pa�s, seria um dos novos integrantes do Comit� Permanente do Politburo, o �rg�o de dire��o colegiada do partido.

O esc�ndalo explodiu no �ltimo m�s de fevereiro quando Wang Lijun, vice-prefeito de Chongqing e bra�o direito de Bo, pediu asilo no consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu. Ali Wang (que tamb�m pode ser executado se for condenado por trai��o ao Partido Comunista) denunciou, supostamente, a m� conduta de Bo e os v�nculos de Gu com a morte de Heywood, amigo da fam�lia.

No dia 10 de abril, Gu e Zhang foram declarados "altamente suspeitos" da morte do ingl�s. Ent�o, e de forma quase simult�nea, tamb�m foi revelada a suspens�o de Bo Xilai do Politburo e do Comit� Central do Partido Comunista por "supostas irregularidades", sem vincular os casos.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir