Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Preços internacionais dos alimentos sobem 6% em julho
Os preços internacionais dos alimentos subiram 6% em julho, informou nesta quinta-feira a Organização das Nações.
Preços internacionais dos alimentos sobem 6% em julho
Foto: revistarx.com.br

Os preços internacionais dos alimentos subiram 6% em julho, informou nesta quinta-feira a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), voltando a avançar após três meses consecutivos de quedas. Os valores foram impulsionados por uma disparada dos preços dos grãos e do açúcar, como resultado de condições climáticas desfavoráveis às plantações.

O índice de preços dos alimentos da FAO, que mede a oscilação mensal nos preços internacionais de uma cesta de commodities alimentícias, cresceu 12 pontos em julho de 2012, para um patamar de 213 pontos. No entanto, o número ainda está abaixo do pico de 238 pontos atingido em fevereiro de 2011.

A FAO normalmente não divulga o índice durante o mês de agosto, mas este ano essa tradição foi interrompida por conta das recentes ondas de clima desfavorável, que provocaram impacto adverso em plantações como milho e açúcar. O indicador de preços de cereais da FAO marcou 260 pontos em julho, alta de 17% em relação ao nível de julho e apenas 14 pontos abaixo da máxima histórica alcançada em abril de 2008.

"A alta foi disparada por chuvas fora de época no Brasil, o maior exportador mundial de açúcar, que prejudicaram a colheita de cana em julho. Preocupações com o atraso das monções na Índia e as chuvas escassas na Austrália também contribuíram para o aumento dos preços", disse a organização.

O indicador de preços dos óleos e gorduras ficou em 226 pontos em julho, alta de 2% ante o patamar de junho, por conta da valorização das cotações do óleo de soja e das perspectivas de oferta e demanda apertadas para a soja, que subiu para máximas recordes no mês passado. No entanto, as Nações Unidas destacaram que a oferta atual e potencial de óleos de palma, girassol e canola limitou a alta do índice.

Enquanto isso, o indicador de preços de laticínios alcançou 173 pontos em julho, estável em relação ao patamar de junho, depois de cinco meses consecutivos de queda. O índice de preços da carne caiu 1,7% ante junho, alcançando 168 pontos, principalmente como resultado do enfraquecimento da carne suína. As informações são da Dow Jones.

Fonte: estadao.br.msn.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir