Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Um quarto das pessoas vive onde a água é superexplorada, diz estudo
EUA, Índia, China, Paquistão, Irã, Arábia Saudita e México lideram lista. Extração de reservas subterrâneas mundiais triplicou nos últimos 50 anos.
Um quarto das pessoas vive onde a água é superexplorada, diz estudo
Foto: g1.globo.com

Cerca de 1,7 bilhão de pessoas ou 25% dos habitantes da Terra vivem em regiões onde as reservas subterrâneas de água são superexploradas, segundo um estudo publicado na quarta-feira (8) na revista científica "Nature".

Os países que mais superexploram as reservas de água subterrânea são Estados Unidos, Índia, China, Paquistão, Irã, Arábia Saudita e México, e as maiores populações que sofrem as consequências são da Índia e da China", explicou à AFP o hidrologista canadense Tom Gleeson, um dos autores do estudo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a extração das reservas subterrâneas de água triplicou nos últimos 50 anos e proporciona cerca da metade da água consumida no mundo.

"Os humanos superexploram a água nas bacias, que são cruciais para a agricultura, principalmente na América do Norte e na Ásia", estimou Gleeson.

Para entender melhor o assunto, a pesquisa propôs um novo dispositivo batizado de "pegada da água subterrânea", ou seja, a superfície de uma região que depende da extração de água. Os autores a compararam com a superfície das reservas de água subterrânea que alimentam a região.

Imagem do Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo. Águas que existem abaixo da superfície podem reunir um dos maiores aquíferos do mundo, segundo a Agência Nacional de Águas (Foto: Rede Globo)

Os investigadores calcularam que a "pegada mundial" é 3,5 vezes maior que a superfície das reservas subterrâneas. E a superexploração afeta 20% das reservas subterrâneas mundiais.

O estudo deseja contribuir para a difusão desse novo instrumento, que completaria medidas já existentes, como a "pegada de carbono" (cálculo da quantidade de gases de efeito estufa que é emitida em um território ou por uma atividade) ou a "pegada ecológica" (cálculo da quantidade de terra e água usadas por um indivíduo, uma atividade ou uma população).



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir