Categoria Educação  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Ufes e Ifes vão ter que adotar cotas para negros, índios e pardos
Atualmente, instituições trabalham com cotas sociais. Novo sistema foi aprovado pelo Senado.
Ufes e Ifes vão ter que adotar cotas para negros, índios e pardos
Foto: g1.globo.com

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do estado (Ifes) vão ter quatro anos para se adequarem a nova lei de cotas sociais e raciais aprovada pelo Senado nesta terça-feira (7). A regra só vale para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, negros, pardos e índios. O projeto vai entrar em vigor após a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Atualmente, Ufes e Ifes trabalham com o sistema de cotas sociais. Na universidade, entre 40% a 45% das vagas de cada curso são reservadas para o candidato que comprovar que cursou apenas a escola pública e ter renda familiar inferior a sete salários mínimos. Já no instituto, 50% das vagas foram distribuídas para estudantes da rede pública.De acordo com o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducate, desde 2008, mais de 5 mil alunos já ingressaram na universidade pelo sistema de cotas sociais. "A Ufes até então empregava exclusivamente a cota social, mas depois que a lei for regulamentada precisaremos estudar como será feito aqui. Acredito que as escolas públicas devem se adequar e oferecer um ensino de excelente qualidade na sua base", disse. No primeiro semestre de 2012, foram oferecidas 4.255 vagas pelo vestibular da Ufes, que não está integrado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), promovido pelo Ministério da Educação com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ifes ofertou 850 vagas para cursos de graduação presenciais com base no Sisu. De acordo com a reitoria do Ifes, as vagas para cursos técnicos e para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são oferecidas por meio de processo seletivo tradicional. Para o ingresso em 2012/1 em cursos Técnicos Integrados e cursos Técnicos, foram oferecidas 2.960 vagas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir